Comandante recebe honras ao se aposentar após 48 anos e 33 mil horas de voo

A empresa aérea estatal turca, Turkish Airlines, prestou as honrarias ao experiente piloto Ceyhan Yılmazcan, que se aposentou na última semana. Do lado esquerdo da cabine do Airbus A330, o comandante cumpria sua última missão acima das nuvens na rota ligando Istambul a Hamburgo, com direito a um bolo de despedida cortado para ele no aeroporto da cidade alemã.

Como relata a agência turca Anadolu, o comandante Yılmazcan foi acompanhado pelo copiloto Gökhan Arık, filho de seu amigo de infância, o também piloto Mehmet Arık, que se aposentou em abril. Em seu retorno de Hamburgo, Yılmazcan foi recebido com flores por seus colegas e familiares no aeroporto de Istambul.

Yılmazcan, que iniciou sua carreira de piloto como piloto militar em 1974, ingressou na Turkish Airlines em 1996, que tinha 36 aeronaves em sua frota na época. O comandante embarcou em uma longa e bem-sucedida jornada com a companhia aérea de bandeira e assumiu responsabilidades em cargos como instrutor, vindo a contribuiu para tornar a empresa aérea uma das companhias aéreas de maior sucesso no mundo.

33 mil horas voadas

Yılmazcan, que passou de 33 mil horas de sua vida (equivalente a 3,75 anos) no assento do piloto, dirigiu-se aos passageiros de seu último voo com um anúncio especial, dizendo:

Senhoras, senhores e queridos filhos, Como seu comandante, Ceyhan Yılmazcan, estou fazendo o anúncio mais significativo da minha profissão de piloto de 48 anos. Com este voo, completarei minha aventura no céu e me despeço da profissão de piloto, que é uma paixão para mim. Vou passar um tempo com meus netos e contar a eles sobre as memórias que acumulei nos últimos anos. Desejo a você e à família Turkish Airlines pousos seguros em seus voos e boa saúde e felicidade em suas vidas.”

A vida do piloto

Yılmazcan disse que lamentava dizer adeus ao céu. Afirmando que está muito feliz por ver 48 anos completados com segurança, felicidade e amor, ele disse: “É uma grande chance de ser piloto, mas ser piloto de uma transportadora de bandeira como a Turkish Airlines que oferece a você a oportunidade de ver todo o mundo torna essa chance ainda mais especial. Aconselho os jovens que sonham em se tornar pilotos que trabalhem duro e não desistam. Desejo voos seguros para meus amigos e toda a família da Turkish Airlines que ainda está trabalhando”.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias