Comando da Aeronáutica reconhece Esquadrilha da Fumaça como bem cultural imaterial da FAB

Manobra “Espelhão” realizada por aeronaves A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou, nesta terça-feira (6), que Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, foi reconhecido, este ano, como bem cultural imaterial pelo Comando da Aeronáutica (COMAER), por meio do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER).

Segundo a sistemática conduzida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), podem ser reconhecidos como bem cultural imaterial as tradições, usos e costumes, representações, práticas, saberes, técnicas, as crenças e valores, as ações históricas e cotidianas, os lugares e modos de se fazer presentes na sociedade – junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados – que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos, reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.

Como tal, podem ser citados os modos de criar, fazer e viver dos indivíduos que desenvolveram e desenvolvem a Força Aérea Brasileira (FAB), transmitidos de geração em geração e, constantemente, recriados e apropriados por indivíduos e grupos como importantes elementos de sua identidade e continuidade, contribuindo, assim, para promover o respeito e preservação da memória da Instituição.

O cadastro é realizado quando o bem imaterial tem uma relevância tanto para a Instituição quanto para a sociedade brasileira, tendo o objetivo, ainda, de resguardar o Patrimônio Cultural da entidade. Assim como o EDA, são reconhecidos como patrimônios imateriais: Campo dos Afonsos, Ópera do Danilo, Banho de Batismo – Lago do Lachê, Campo Parnamirim e Reunião Decenal de Turma.

O Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Daniel Garcia Pereira, destacou a importância da honraria. “Certamente, este é um dos maiores reconhecimentos recebidos por este Esquadrão que, tradicionalmente, conduz a missão de difundir, em âmbito nacional e internacional, a imagem institucional da FAB por mais de 70 anos de história”, pontuou.

Celebração

A Esquadrilha da Fumaça completou, no dia 14 de maio deste ano, 71 anos de existência, alcançando em abril do corrente ano o marco histórico de quatro mil demonstrações aéreas realizadas em missões dentro e fora do país.

Informações da Força Aérea Brasileira

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

ANAC realiza reuniões para discutir segurança e desafios da aviação na...

0
A Agência abriu espaço para ouvir as demandas dos operadores a fim de entender quais são as necessidades da aviação na região amazônica.