Começa a fazer voos pelo Brasil o primeiro Boeing 737-800 da Sideral Linhas Aéreas

O 737-800 decolando, em cena da câmera ao vivo do canal “Camera Aeroporto Salgado Filho BrAmigos” no YouTube

Começou a voar ontem, 5 de junho, para diferentes aeroportos no Brasil, o primeiro Boeing 737-800 da frota da Sideral Linhas Aéreas, embora ainda não realizando serviços comerciais.

Como vem sendo mostrado pelo AEROIN desde o ano passado, o jato chegou ao Brasil no início de outubro, pousando no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, no dia 8. Depois, no dia 19 do mesmo mês, foi transladado até o Aeroporto Internacional de Curitiba – Afonso Pena, em São José dos Pinhais (PR), onde fica baseada a companhia aérea brasileira.

Então, após cerca de 6 meses, o jato voltou a decolar, para um voo local de 56 minutos em 13 de abril deste ano, e mais um de 45 minutos no último domingo, 4 de junho. E, finalmente, na última segunda-feira, 5 de junho, realizou seu primeiro voo para outro aeroporto.

O 737-800 registrado sob a matrícula PR-SLA voou de São José dos Pinhais para o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), onde pousou às 13h00. Depois, às 15h38, decolou para retornar à base da Sideral no Paraná.

E nesta terça-feira, 6 de junho, mais dois aeroportos recebem operações do mais novo avião da empresa. O jato pousou no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), às 10h49, e depois decolou às 12h52 e pousou no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, de Florianópolis (SC), às 13h41. Ele ainda permanecia no solo catarinense até a publicação desta matéria.

Vale destacar que o destino original após partir de Porto Alegre, segundo programação aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), seria novamente a base da Sideral em São José dos Pinhais. Portanto, o desvio para Florianópolis no meio do trajeto indica que possivelmente se trata de um voo de avaliação da ANAC para o processo de inclusão do novo modelo nas operações da empresa aérea.

Imagem: RadarBox

Outro aspecto que indica se tratar do processo de avaliação da Agência é que todos os voos, tanto os de ontem quando os de hoje, são classificados no sistema da ANAC como “SOBREVOOS OU TRASLADOS OPERACIONAIS DOMÉSTICA”, e não como serviços comerciais.

Como explicado previamente pelo AEROIN, este equipamento representa não somente o primeiro 737-800, mas também um salto de eficiência para a companhia, por ser o primeiro modelo da geração NG (Next Generation) da família Boeing 737 a ser incorporado pela Sideral, que atualmente utiliza apenas os modelos 737-300, -400 e -500, da geração anterior (Classic).

Os voos do PR-SLA podem ser acompanhados em tempo real na plataforma RadarBox através deste link ou na tela a seguir, do FlightRadar24:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias