Começa a primeira restauração de desempenho de um motor da família Airbus A320neo

Imagem: Lufthansa Technik

A Lufthansa Technik, divisão do Grupo Lufthansa especializada em manutenções, modificações e outros serviços técnicos desse segmento, informa nessa segunda-feira, 14 de novembro, que está realizando a primeira Performance Restoration Shop Visit (PRSV) do mundo de um motor LEAP-1A, modelo utilizado na família Airbus A320neo.

A PRSV é uma intervenção de manutenção que serve para restaurar o desempenho do motor. Esse serviço inédito dá à Lufthansa Technik a oportunidade de ser a primeira organização de manutenção do mundo a analisar esse novo tipo de motor em condições reais de operação. Isso ajudará a identificar outros requisitos de projeto para reparo de componentes.

O motor LEAP-1A é de propriedade da empresa charter sueca Nova Airlines AB (Novair). A Novair assinou um contrato de longo prazo para serviços de motores em 2019, tornando-se o primeiro cliente da Lufthansa Technik para o novo tipo de motor.

Um teste inicial é usado primeiro para analisar quais módulos do motor são responsáveis ​​pelas perdas de eficiência. O objetivo é tornar o esforço de desmontagem e reparo eficiente, mantendo os custos incorridos para o cliente o mais baixo possível. Além disso, a análise inicial também ajuda a adquirir dados para criar um modelo digital desse tipo de mecanismo. Esses dados também podem ser usados ​​para a plataforma digital AVIATAR como parte do Engine Health Monitoring.

Thomas Krook, Diretor de Operações Técnicas da Novair, comenta que é com grandes expectativas que a Novair agora envia seu primeiro LEAP-1A para a Lufthansa Technik para restauração de desempenho.

“Poucas coisas significam tanto para nossa companhia aérea quanto colocar os motores na oficina com o melhor resultado possível. Esperamos que a Lufthansa Technik não apenas entregue o produto básico, mas, como visto no passado, desenvolvendo conhecimentos e métodos para nos enviar de volta motores com o maior retorno de investimento possível na visita à oficina”, disse Krook.

Derrick Siebert, vice-presidente de Commercials Engine Services da Lufthansa Technik, também falou sobre o importante momento:

“A primeira visita à oficina de restauração de desempenho de um motor LEAP-1A marca outro grande marco para nós. Gostaria de agradecer ao nosso cliente Novair pela confiança que depositou em nós e pela oportunidade de expandir ainda mais nosso suporte técnico para eles e todos outros clientes. Estamos orgulhosos de ser o primeiro fornecedor de MRO do mundo a realizar este PRSV e desenvolveremos ainda mais nossos serviços com base no conhecimento adquirido”.

A Lufthansa Technik já possui uma vasta experiência com este tipo de motor: por exemplo, um grande número de Quick Turns foi realizado em Hamburgo, em que a manutenção é realizada apenas em módulos individuais para fornecer aos clientes o motor da maneira mais rápida e econômica possível.

Informações da Lufthansa Technik

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias