Início Aeroportos

Começa na segunda-feira o principal evento aeroportuário da América Latina e Caribe

Aeroporto Ezeiza Buenos Aires Argentina
Aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires – Imagem ilustrativa – Fonte: Allan Aguilar (Green Mostaza) / CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

A partir de segunda-feira, 3 de outubro, começará a Assembleia e Conferência Anual do Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe (ACI-LAC Annual Assembly Conference & Exhibition), o principal evento para o mercado aeroportuário da região.

Este ano, realizado em Buenos Aires, na Argentina, o encontro das principais autoridades e executivos latino-americanos e especialistas em aviação celebra os avanços que a indústria tem empreendido para reduzir as emissões de carbono e contribuir para o desenvolvimento sustentável, discutindo as soluções para os desafios ambientais, sociais e de governança que se apresentam.

O evento acontecerá nos dias 3 e 4 de outubro, no Hotel Hilton Buenos Aires, e contará com a presença já confirmada de Alexis Guerrera, ministro dos Transportes da Argentina na cerimônia de abertura. Também estarão presentes na ocasião, o CEO da Corporación América Argentina e presidente de Aeropuertos Argentina 2000 (AA2000), Martin Eurnekian; o presidente do Conselho de Administração do ACI-LAC e diretor de Corporación América, Ezequiel Barrenechea; o diretor-geral do ACI World, Luis Felipe de Oliveira; e Rafael Echevarne, diretor-geral do ACI-LAC.

Entre as autoridades e executivos brasileiros, confirmaram presença Ronei Glanzmann, Secretário Nacional de Aviação Civil, Kleber Meira, CEO da BH Airport, e Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airports Brasil.

Os palestrantes convidados participarão de diversos painéis e apresentações em que compartilharão experiências sobre negócios aeroportuários, redução de impactos ambientais, novas tecnologias, mobilidade aérea, diversidade e inclusão, entre outros temas.

Na abertura da conferência, um painel reunindo o ministro do Turismo e Esportes da Argentina, Matías Lammens; o ministro do Turismo do Uruguai, Tabaré Vieira Duarte; e o vice-ministro de Serviços de Transporte e Obras Públicas do Equador, José Luiz Aguilar, vai abordar os desafios e oportunidades na região para o turismo sustentável quando o mercado de viagens e turismo começa a reaquecer, após os momentos mais críticos da pandemia de Covid-19.

Em outro painel, influenciadores digitais vão trazer seu olhar sobre como as mídias sociais são capazes de potencializar esta indústria, que gera milhões de dólares por ano na região e milhares de empregos. Serão apresentados quais são os destinos mais “instagramáveis” da América Latina e Caribe na visão dos influencers.

A tecnologia também estará em destaque, nas discussões sobre seus usos na otimização das operações aeroportuárias e para tornar a jornada de viagem do passageiro mais descomplicada, assim como a digitalização está trazendo mais eficiência a vários processos nos aeroportos.

Em relação às iniciativas de sustentabilidade implementadas nos aeroportos, estarão em pauta os esforços feitos até o momento para se alcançar a meta da indústria de zerar as emissões líquidas de carbono até 2050, a integração dos veículos de mobilidade aérea avançada e movidos a eletricidade e outras fontes renováveis aos aeródromos. Serão discutidos ainda temas relacionados a políticas de diversidade e inclusão e oportunidades no mercado de trabalho do setor.

Outros aspectos do ambiente de negócios aeroportuário farão parte da agenda de painéis a partir de temas como a regulação econômica dos aeroportos, os desafios e oportunidades para a aviação geral e o relacionamento entre aeroportos e empresas de comércio varejista que atuam no ambiente aeroportuário.

“Neste momento em que passamos da pior fase da pandemia de Covid-19, além das preocupações com a saúde do planeta, a revisão da regulação econômica aeroportuária, tecnologia e atendimento ao cliente são questões bastante relevantes para os aeroportos, disse o Dr. Rafael Echevarne, diretor-geral do ACI-LAC.

“Nos dias 3 e 4, em Buenos Aires, vamos discutir detalhadamente cada ponto e celebrar o fato de que a região da América Latina e Caribe foi a que mais se recuperou após a pandemia sem que os aeroportos perdessem de vista o compromisso com o meio ambiente”, completou.

Informações do ACI-LAC

Sair da versão mobile