Início Aeroportos

Começa na segunda-feira o principal evento do setor aeroportuário da América Latina e Caribe

Imagem: ankabala, via Depositphotos

A partir da próxima segunda-feira, dia 6 de novembro, o Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe (ACI-LAC) realizará, em Miami, nos EUA, sua Assembleia e Conferência Anual, o ACI-LAC Annual Assembly Conference & Exhibition, principal evento para o mercado aeroportuário da região.

São aguardados no hotel JW Marriott Marquis Miami cerca de 400 participantes, entre eles os principais executivos da indústria, autoridades governamentais e aeroportuárias e especialistas em aviação, tecnologia, meio ambiente, acessibilidade, gestão e finanças.

Na abertura do evento, estarão presentes Ezequiel Barrenechea, presidente do Conselho de Administração do ACI-LAC, o diretor-geral do ACI World, Luis Felipe de Oliveira, o diretor-geral do ACI-LAC, Rafael Echevarne, e Christopher Barks, diretor-regional da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI/ICAO) na América do Norte, América Central e Caribe.

“O futuro é agora”: os desafios do presente

Sob o tema “O futuro é agora”, os palestrantes convidados compartilharão experiências sobre: o status dos processos de concessões aeroportuárias; o novo paradigma comercial dos aeroportos; a liberalização do transporte aéreo na América Latina e Caribe; o desenvolvimento da cultura de acessibilidade nos aeroportos; e as discussões em torno dos avanços já registrados pela indústria em direção ao cumprimento do compromisso setorial de zerar o saldo líquido das emissões de carbono até 2050.

Estarão em debate ainda: a implementação de tecnologias e as oportunidades que as novas realidades oferecem; os processos que têm tornado a experiência dos passageiros mais simples e facilitada nos aeroportos; e as perspectivas de desenvolvimento e operação da mobilidade aérea urbana.

É possível acessar a programação completa do evento clicando neste link.

Estímulo à inovação

A edição de 2023 do ACI-LAC Annual Assembly Conference & Exhibition vai destacar, pela primeira vez, os jovens talentos que integram equipes dos aeroportos membros do ACI-LAC e contribuem com inovações para a indústria aeroportuária.

Em sua estreia, o Young Professional Award, que tem o apoio de SITA, vai premiar uma iniciativa que aponte soluções tecnológicas para melhorar a experiência dos passageiros nos aeroportos.

Ainda durante a conferência, por meio da premiação Green Airport Recognition, apoiado pela TAV Tecnologies, o ACI-LAC fará também o reconhecimento das iniciativas dos aeroportos membros que, durante o ano, promoveram ou implementaram soluções de gestão ambiental aeroportuária, como manejo de resíduos, eficiência energética, gestão de emissões de carbono, adaptação às mudanças climáticas.

Indústria aeroportuária no Caribe

Questões aeroportuárias no Caribe serão discutidas em uma cúpula ao final da agenda acadêmica, no dia 7 de novembro. Serão debatidos temas como as particularidades da aviação geral na região, as oportunidades para o desenvolvimento de novas rotas comerciais e os desafios do transporte de cargas.

Participarão do encontro Jorge Rosillo, CEO de TCE Guayaquil; Jaume Adrover, CEO da GPA; Nicolas Ruggiero, Diretor do Aeroporto Internacional de Rosario; Jared Harckham, Vice-Presidente e Diretor Geral de Aviação da ICF; Christopher Barks e Fabiana Todesco, representantes da OACI na América do Norte, América Central e Caribe; Charles Schlumberger, Especialista Líder em Transporte Aéreo do Banco Mundial; Sergio Parra, Diretor Regional para América Latina da NACO; e Rachel Burbidge, Oficial de Política Ambiental da EUROCONTROL. 

O diretor-geral do ACI-LAC, Rafael Echevarne, destaca a relevância deste encontro da indústria aeroportuária como valiosa plataforma para o intercâmbio de ideias, melhores práticas e formas de solucionar desafios comuns.

“Participar ativamente deste evento é fundamental para estar atualizado com as últimas tendências e desenvolvimento da indústria aeroportuária e fortalecer relacionamentos relevantes que impulsionam nosso setor para o futuro. Convido toda a comunidade aeroportuária a se juntar a nós em Miami nos dias 6 e 7 de novembro para contribuir com nosso objetivo comum de elevar os padrões de nossa indústria, a fim de garantir crescimento e sucesso contínuos”, comentou Echevarne.

Sair da versão mobile