Começa o histórico leilão de peças do maior avião de passageiros do mundo, o Airbus A380

Avião Airbus A380
Airbus A380 – Imagem: dlugo_svk / pixabay

A fabricante europeia Airbus deu início hoje, 13 de outubro de 2022, e segue até o sábado, dia 15, com o leilão de 500 peças pertencentes a aeronaves A380, o maior modelo de avião de transporte de passageiros no mundo.

“A Airbus está dando a você a oportunidade de possuir uma peça autêntica do A380, a lenda icônica que continua a demonstrar sua extraordinária façanha de engenharia, tecnologia e experiência excepcional para os passageiros”, descreve a fabricante na página do leilão.

A maioria das peças é da aeronave com número de série (MSN) 13, que voou pela primeira vez em abril de 2008 e operou para a Emirates entre outubro daquele ano e agosto de 2020.

Em outubro de 2021, a empresa TARMAC Aerosave, especializada na gestão do fim da vida útil de aeronaves, executou as tarefas de desmontagem do avião. A empresa foi responsável pela desmontagem, reciclagem e disposição final de cada um de seus elementos.

A iniciativa visa colaborar com as tarefas da associação AIRitage, que preserva o patrimônio aeroespacial, e da Airbus Foundation. O dinheiro arrecadado no leilão das peças do A380 será usado para missões humanitárias.

A Airbus Foundation visa facilitar iniciativas de caridade em todo o mundo, alavancando uma rede internacional de funcionários, associações e outras organizações. Constituída como fundação empresarial de direito francês em dezembro de 2008, é uma entidade jurídica distinta que atua sem fins lucrativos, apoiando projetos de interesse geral de acordo com as missões definidas pelo seu Conselho.

Os objetos a serem leiloados foram selecionados com critério de interesse histórico, estético e tecnológico. O estoque de peças inclui lanternas de inspeção dos pilotos, sinalizações luminosas da cabine de passageiros, elementos do bar a bordo, escadas, pias dos lavatórios, corrimãos, carrinhos de serviço de bordo e assentos, entre outros. O processo acontecerá em Toulouse, embora qualquer um também possa participar pela internet. Serão 380 lotes e um total de 500 elementos diferentes.

Alguns elementos, como as pás dos motores, foram confiados a artistas de rua que os transformaram em obras de arte. “Sem dúvida, eles serão uma das principais atrações deste leilão“, disse a Airbus.

Imagem: Airbus
Imagem: Airbus

O site oficial da Airbus para o leilão pode ser acessado nesse link.

Com informações da Airbus

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias