Começam a operar os primeiros aviões ATR registrados na Rússia em toda a história

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião ATR 72-500 KrasAvia
ATR 72-500 da KrasAvia – Imagem: Divulgação / ATR

A empresa aérea russa KrasAvia começou a operar seus dois primeiros turboélices ATR 72-500, o que as torna, segundo a própria fabricante ATR, as primeiras aeronaves ATR registrada na Rússia em toda a história. Outras empresas aéreas que utilizam aviões da construtura europeia na Rússia possuem os equipamentos registrados com matrículas de outros países.

Propriedade do governo de Krasnoyarsk Krai, a KrasAvia é uma companhia aérea com sede em Krasnoyarsk, a terceira maior cidade da Sibéria, com uma população de aproximadamente 1,1 milhão de pessoas. A KrasAvia opera voos regulares e charter com helicópteros e aeronaves de asa fixa em rotas regionais para o Extremo Norte da Rússia a partir de seu hub.

Os dois ATR 72-500 foram adquiridos em segunda mão do locador sueco Erik Thun e o negócio foi feito pela Bertrand Lattes Aviation Capital (BLAC).

Os serviços aéreos são cruciais para servir as regiões remotas da Sibéria, e seu ambiente desafiador requer aeronaves versáteis e confiáveis, capazes de decolar e pousar em condições de frio extremo. Entre as rotas da KrasAvia está a de Krasnoyarsk a Khatanga, perto do Oceano Ártico, uma das mais longas programadas para uma aeronave ATR, com 984 milhas náuticas (1.822 km) – um voo de quatro horas.

Andrey Egorov, Diretor Geral da KrasAvia, declarou: “A aquisição desses dois ATR 72-500 mostra que estamos cada vez mais comprometidos em melhorar nossa frota e oferecer aos nossos passageiros uma experiência de voo mais tranquila. Eles substituirão nossos turboélices menores Antonov An-24 e An-26, que alcançaram mais de 40 anos de serviço. Continuaremos atendendo às necessidades de conectividade das comunidades siberianas, com maior capacidade de assentos e padrões mais elevados de conforto”.

Stefano Bortoli, CEO da ATR, disse: “A entrada em serviço dessas aeronaves é altamente significativa, pois a KrasAvia é a primeira companhia aérea pública na Rússia a comprar e operar um ATR. Estamos realmente felizes em ver que nossas aeronaves continuam a oferecer suporte à conectividade regional no país.”

A KrasAvia se torna a terceira operadora de ATR na Rússia, depois da UTair e da NordStar, que operam respectivamente uma frota de 15 ATR 72-500 e 5 ATR 42-500, totalizando 22 aeronaves no país.

Informações da ATR

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias