Começou e levará 6 meses a primeira desmontagem de um Airbus A380 em Teruel

Avião Airbus A380 sunset Singapore Airlines
Airbus A380 – Imagem ilustrativa – Fonte: Maarten Visser / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Três anos após realizar na França a primeira desmontagem da história do maior avião de transporte de passageiros do mundo, a empresa TARMAC Aerosave informa mais um marco em seus serviços, com a realização do processo ocorrendo pela primeira vez em suas instalações de Teruel, na Espanha.

Segundo publicação recente da empresa, há poucas semanas ela deu início à primeira desmontagem e reciclagem de um Airbus A380 no aeroporto espanhol, com previsão de encerramento em março de 2023, portanto, levando em torno de 6 meses.

Como mostrado na imagem acima, o primeiro componente removido foi o PBE (Protective Breathing Equipment, ou Equipamento de Proteção Respiratória).

A título de curiosidade, segundo a Airbus, o PBE é um equipamento contido em uma caixa de armazenamento, que pode ser usado abaixo de 25.000 pés de altitude da cabine em caso de fumaça, fogo, emissões de gases nocivos ou despressurização da cabine. O PBE protege os olhos e o sistema respiratório do usuário por 15 minutos.

Protective Breathing Equipment – Imagem: Airbus

Desde 2019, a TARMAC Aerosave já reciclou 6 Airbus A380. Eles são desmontados através de processos eco-responsáveis, que incluem corte a frio, drenagem e triagem seletiva, que podem processar mais de 90% da massa. Com a desmontagem, as partes passam a ser disponibilizadas como peças de reposição no mercado secundário.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias