Início Empresas Aéreas

Comissão Europeia conclui que empréstimo do governo para a Alitalia foi ilegal e pede devolução

A Comissão Europeia (CE) decidiu que o empréstimo de 400 milhões de euros concedido pelo governo italiano à Alitalia em 2019 foi um auxílio estatal ilegal, relata a mídia internacional. O governo italiano agora deve recuperar o dinheiro acrescido de juros, embora não esteja claro como isso será feito, já que a empresa parou de operar e a nova entidade, ITA Airways, foi criada de forma independente.

A Alitalia foi colocada em processo especial de falência em maio de 2017, mas continuou a operar como companhia aérea. Para mantê-la operacional, o governo italiano concedeu empréstimos de 900 milhões de euros em 2017 e 400 milhões de euros em 2019. No entanto, esses empréstimos não foram pagos, de acordo com o executivo da UE.

Em setembro de 2021, a Comissão Europeia concluiu uma investigação e determinou que os 900 milhões de euros de apoio eram ilegais. Agora, a Comissão diz que nenhum investidor privado teria concedido o empréstimo adicional de 400 milhões de euros à Alitalia e que isso deu à companhia uma vantagem injusta sobre seus concorrentes.

A Comissão Europeia também decidiu que a ITA Airways, que adquiriu parte dos ativos da Alitalia em 2021, não é a sucessora econômica da Alitalia e, portanto, não é obrigada a pagar a ilegalidade. A própria Alitalia não opera mais voos, deixando o governo italiano responsável por recuperar o empréstimo ilegal.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile