Comissária de voo pergunta se há um médico a bordo e dezenas de pessoas levantam as mãos

Um caso interessante foi relatado por um passageiro a bordo do voo da Southwest Airlines WN-785, de Baltimore para Austin, no dia 25 de março. Pouco antes do pouso, uma idosa teve um emergência médica e a comissária de bordo pediu por um médico. Foi então que dezenas de mãos foram levantadas.

Isso aconteceu porque o voo estava cheio de médicos a caminho do The Society of Hospital Medicine Converge 2023, um congresso realizado nem Austin no final do mesmo mês. Assim, a mulher foi atendida imediatamente a bordo e suportada até que os paramédicos a recebessem na chegada.

Segundo o passageiro Troy Donté, que compartilhou a história, os sinais vitais da mulher “pareciam melhorar e acredito que ela vai ficar bem. Embora os médicos a bordo fossem excelentes prestando ajuda, quero reiterar o trabalho das comissárias de bordo. A Comissária de bordo Sharon passou de Mary Poppins na decolagem para Mulher Maravilha no ar. Ela e as outras comissárias estavam no seu lugar. Ela trouxe oxigênio, a bolsa de medicamentos e direcionou os passageiros a se relocalizarem para que os doutores pudessem sentar ao lado da passageira doente”.

Diante de incidentes desse tipo, é fundamental que a equipe de comissários de bordo esteja treinada para lidar com emergências médicas. A bordo, alguns equipamentos são fundamentais para o atendimento ao doente, como oxímetro de pulso, desfibrilador e material para primeiros socorros.

No caso de voos comerciais, a política da FAA (Federal Aviation Administration) é que os pilotos e tripulantes de cabine devem gerenciar a situação rapidamente e com segurança. Para isso, os tripulantes devem ser treinados para manusear adequadamente os equipamentos disponíveis em caso de necessidade.

Em casos mais extremos, o comandante do voo pode realizar desvios para pousar o mais rápido possível e ajudar no atendimento ao enfermo. No caso da idosa citada acima, não foi necessário, pois o voo já estaria próximo do destino planejado.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias