Comissária de voo processa empresa aérea depois de ser demitida por post no Facebook

Divulgação – Delta

Uma publicação política no Facebook rendeu a demissão de uma comissária de voo da Delta Air Lines, uma das maiores empresas aéreas do mundo. Como resultado, a profissional processou a companhia, alegando que sua publicação não tinha nenhum caráter desrespeitoso ou odioso.

A mulher, identificada pela mídia americana como Leondra Taylor, acusou a Delta de discriminação racial e retaliação no processo que foi aberto em um tribunal federal em Atlanta, na segunda-feira. Taylor foi demitida em abril de 2021 após a empresa aérea descobrir que ela havia publicado em seu perfil no Facebook um desenho do ex-presidente Donald Trump usando um capuz da Ku Klux Klan.

Em seu desligamento, a empresa alegou que a mulher havia feito um post político com motivação racial nas mídias sociais.

Como a Delta descobriu

Segundo consta do processo, Taylor alega que a Delta começou a vasculhar seu histórico de mídia social depois que ela se pronunciou em um caso de outra comissária de bordo, que havia sido demitida por postar uma imagem controversa da ex-primeira-dama Michelle Obama ao lado de um macaco vestindo roupas semelhantes. 

Taylor confirmou que viu a foto e ficou ofendida com as implicações raciais do post. Logo após a demissão da comissária de bordo, Taylor comemorou com um post no Facebook e, como resultado, alguém fez uma queixa contra ela na empresa.

Ela alega no processo que a Delta continuou investigando seu Facebook, até que descobriu que ela havia postado uma caricatura do ex-presidente Trump usando um capuz da Ku Klux Klan. O desenho mostrava Trump enfrentando Joe Biden em um debate presidencial durante a pandemia. O moderador está dizendo a Trump: “Obrigado, senhor presidente, por usar sua máscara”.

Taylor admitiu ter postado o desenho e aceitou que o post era político, mas negou as alegações de que o desenho era desrespeitoso, odioso ou discriminatório.

“Na verdade, o post dela foi exatamente o oposto. Simultaneamente, fez uma declaração sobre a negação de Trump da necessidade de medidas de proteção contra a COVID e que a discriminação racial contra afro-americanos era uma questão sistêmica começando no topo, com o então presidente ”, explica o processo.

A Delta suspendeu Taylor em fevereiro de 2021 e ela foi demitida em abril de 2021. Taylor agora acusa a Delta de discriminação racial em violação da Lei dos Direitos Civis.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Dois aviões Boeing da Emirates e Ethiopian supostamente entraram em rota...

0
Um incidente aéreo ocorreu na noite de domingo, 24 de março, por volta das 00h43 do horário local da África Oriental, quando uma aeronave