Comissária quase é atingida por peças da turbina do avião em grave incidente na decolagem

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Uma séria ocorrência no último dia 13 de outubro teve sua investigação iniciada e, conforme relatório preliminar com os dados iniciais levantados, foi classificada como Incidente Grave depois que peças da seção de turbina do motor de um Fokker 100 quase atingiram uma comissária dentro da aeronave.

Carcaça do motor danificada pela falha – Imagem: CAO Irã

O relatório preliminar foi divulgado nesta semana pelo Conselho de Investigação de Acidente (AIB), montado pela Organização de Aviação Civil do Irã (CAO), para investigar o fato e determinar as possíveis causas que levaram à falha do motor durante a corrida de decolagem no aeroporto da cidade de Teerã.

Como tudo aconteceu

Segundo a publicação, a aeronave envolvida foi o Fokker 100 registrado sob a matrícula EP-ATE, operado pela companhia aérea Iran Aseman Airlines, quando partia na terça-feira, 13 de outubro, da capital do Irã com destino a Ardabil, no mesmo país, no voo de número EP-3962.

Avião Fokker 100 Iran Aseman Airlines
Imagem: Konstantin / GFDL 1.2, via Wikimedia Commons

O jato saiu do terminal do aeroporto Mehrabad com 7 tripulantes e 87 passageiros, dirigiu-se até a pista 29L e, ao começar sua decolagem, cerca de 500 metros após o início da pista e com 91 nós (168 km/h) de velocidade indicada, o motor número 2 (lado direito) da aeronave teve uma falha.

Nesse momento, devido à velocidade ainda estar abaixo do valor limite para abortar a decolagem (V1), o piloto em comando cancelou o procedimento com sucesso e regressou ao pátio do aeroporto sem maiores ocorrências. Os passageiros desembarcaram e foram levados para o destino em uma aeronave substituta.

Após o acidente, os representantes das equipes de investigação foram ao local e tomaram as medidas iniciais para avaliar a gravidade do acidente e os gravadores de informação de voo foram desmontados da aeronave.

Descobertas preliminares

Avaliações preliminares mostraram que houve uma falha na seção da turbina de alta pressão (HPT – High Pressure Turbine) do motor, que fez com que algumas peças, incluindo as lâminas da turbina, fossem expulsas e passassem pela carcaça de contenção.

Foi constatado que algumas lâminas atingiram a fuselagem e adentraram a cabine de passageiros. Apesar da proximidade de um dos comissários de bordo ao local do acidente dentro da cabine da aeronave, que viu os fragmentos passarem perto de si, felizmente nenhum ferimento foi infligido a ele ou a outros ocupantes.

A fuselagem furada logo acima da fixação do motor – Imagem: CAO Irã

Peças das seções internas rotativas dos motores concentram altas quantidades de energia, que podem ser fatais ao atingirem o corpo humano, motivo pelo qual os propulsores são projetados para conterem os fragmentos dentro de suas carcaças de segurança.

Assim, quando um problema como esse acontece, em que partes são expelidas, o incidente recebe a classificação de Falha Incontida de Motor (Uncontained Engine Failure, no termo em inglês).

As observações preliminares e a opinião dos técnicos especialistas mostram que uma quebra do eixo do motor foi provavelmente a causa deste acidente, portanto, são necessárias mais investigações específicas.

O relatório ainda cita que acidente semelhante já aconteceu com uma aeronave Fokker brasileira, que resultou na morte de um passageiro, portanto, uma vez que a ocorrências semelhantes podem ter consequências fatais, decidiu investigar seriamente este acidente.

Foi enviada uma notificação ao país de fabricação e ao projetista da aeronave (a holandesa Fokker), informando o início da investigação e a formação da comissão de investigação de acidentes, convidando, além dos holandeses, também alemães e ingleses como representantes de projetista e fabricante dos motores e peças associadas.

A AIB finaliza comunicando que o processo de investigação segue em andamento e, após sua conclusão, será apresentado o relatório final.

Informações da Organização de Aviação Civil do Irã

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias