Comissário de voo pega dois anos de cadeia por iniciar surto de Covid em seu país

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um comissário de bordo da empresa aérea Vietnam Airlines pegou dois anos de cadeia acusado de iniciar um surto de Covid-19 na cidade de Ho Chi Minh. Ele foi considerado culpado após quebrar as regras de quarentena e espalhar “doenças infecciosas perigosas em humanos” .

Duong Tan Hau, 29, acabou promovendo aglomerações e participado de eventos sociais enquanto deveria estar isolado, após retornar de uma viagem internacional ao Japão em novembro passado. Hau foi acusado de espalhar o COVID-19 para vários outros, o que resultou em um enorme teste e esforço de rastreamento de contato pelas autoridades locais.

Segundo a Reuters, os promotores alegaram que quase 2.000 pessoas tiveram que ser rastreadas, testadas e colocadas em quarentena como resultado das ações de Hau. A operação para conter o surto foi estimada em cerca de US$ 200.000.

O Vietnã foi elogiado por seu sucesso em conter o Coronavirus e todas as chegadas internacionais, incluindo as tripulações, devem observar regras de quarentena estritas para evitar a importação do vírus. Para tanto, a Vietnam Airlines possui uma instalação de quarentena exclusiva, onde os comissários de bordo e os pilotos ficam por quatro dias após o retorno de uma missão no exterior. 

O comissário durante depoimento

Os membros da tripulação também devem fazer dois testes COVID-19 com 72 horas de intervalo no seu retorno e, se ambos forem negativos, eles podem completar um período de isolamento de duas semanas em sua própria casa.

Tan Hau foi acusado de deixar seu apartamento de quarentena dedicado e visitar outro comissário de bordo que o infectou com COVID-19. Durante o tempo em que deveria ficar isolado em casa, Tan Hau supostamente visitava cafés e restaurantes e também frequentava aulas de inglês. Acredita-se que Tan Hau tenha infectado pelo menos três outras pessoas.

O surto quebrou uma sequência de 89 dias sem COVID no país e foi o primeiro cluster na cidade de Ho Chi Minh em 120 dias. A Vietnam Airlines se desculpou pelas ações do comissário e disse que melhorou os protocolos de quarentena em suas instalações de isolamento exclusivas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias