Comissário de voo pode pegar pena máxima por atos indecentes durante um voo

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

white airplane under black clouds
Foto de Daniel Kist via Pexels.com

Um comissário de voo sênior da Qantas está sendo julgado em um tribunal australiano após apresentar conduta imoral a bordo de um avião em 2019. John Vatovec, de 54 anos foi demitido após apalpar os seios e mostrar seus genitais para uma colega de cabine de 21 anos.

O site australiano ABC informa que a jovem disse ter feito seu intervalo designado ao mesmo tempo que Vatovec. A dupla se sentou em assentos da classe econômica, na parte de trás da cabine, que tinha uma cortina ao redor para fornecer privacidade dos demais passageiros.

A vítima disse ao tribunal que Vatovec começou a dizer “coisas obscenas” sobre outras comissárias de bordo com quem havia trabalhado, incluindo comentários sobre o tamanho de seus seios e como ele costumava beijar alguns deles durante os intervalos. Depois disso, ele então abriu o zíper das calças e expôs seus órgãos à comissária. Em seguida, ele agarrou brevemente o seio dela.

“Eu me senti muito nervosa. Acho que foi perceptível porque ele o guardou”, disse a vítima ao tribunal. “Eu estava em estado de choque. Lembro-me de afastar sua mão. Eu estava congelada”.

A mulher se lembrou de Vatovec perguntando se ela estava bem. “Eu disse que estava bem. Não sei por que disse isso, porque não estava bem”, continuou ela em testemunho. Vatovec perguntou então se ela contaria a alguém o que acabara de acontecer. Ela respondeu “não” antes de fugir para outra parte do avião, onde “ficou parada e chorou um pouco”.

Depois de chegar a Melbourne, ela pegou suas malas e saiu do avião o mais rápido possível antes de relatar o incidente ao seu gerente.

Vatovec foi demitido e acusado de cometer um ato de indecência. O julgamento foi adiado por causa da pandemia. O homem confessou o ato, mas se defende dizendo que foi consensual.

Se for considerado culpado, Vatovec pode pegar pena máxima de sete anos de prisão.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

ANAC realiza reuniões para discutir segurança e desafios da aviação na...

0
A Agência abriu espaço para ouvir as demandas dos operadores a fim de entender quais são as necessidades da aviação na região amazônica.