Início Variedades

Comissário de voo testa positivo para Varíola dos Macacos durante escala na Ásia

Um comissário de bordo do sexo masculino testou positivo para Varíola dos Macacos em 20 de junho, depois de relatar sintomas gripais, que se transformaram em erupções cutâneas, sintoma clássico da doença. O tripulante, que voa na British Airways, foi diagnosticado durante uma escala em Cingapura, tornando-se o primeiro caso conhecido da doença na cidade-estado asiática.

Os veículos de imprensa locais dizem que o membro da tripulação está em “condição estável” e foi transferido para uma ala de isolamento no Centro Nacional de Doenças Infecciosas de Cingapura. Os agentes de saúde identificaram 13 contatos próximos do comissário que foram colocados em quarentena de 21 dias. 

Acredita-se que alguns dos contatos próximos sejam outros membros da tripulação de cabine da British Airways. Dois outros contatos foram considerados de baixo risco e estarão sujeitos a exames regulares por telefone, mas não serão colocados em quarentena.

O Ministério da Saúde não acredita que os passageiros estejam em risco, pois a Varíola dos Macacos geralmente transmite apenas por meio de contato físico próximo ou prolongado. A incubação varia de cinco a 21 dias.

Como resultado de tantas tripulações sendo colocadas em quarentena obrigatória, a British Airways foi forçada a adiar seu principal serviço de Cingapura para Londres na noite de terça-feira. O voo não está programado para partir até quarta-feira à noite com uma tripulação totalmente nova.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Varíola dos Macacos ocorre principalmente na África central e ocidental, mas a Europa se tornou o epicentro de um surto recente que afetou desproporcionalmente homens gays e bissexuais.

Mary Ramsay, chefe de imunização da UKHSA, disse que a maioria dos casos de varíola são “leves”, mas que “doenças graves podem ocorrer em algumas pessoas”. Enquanto os grupos elegíveis aguardam a vacina, a Dra. Ramsay exortou as pessoas “a ficarem alertas a quaisquer novas manchas, úlceras ou bolhas em qualquer parte do corpo, principalmente se tiverem contato próximo com um novo parceiro”.

Sair da versão mobile