Comissário de voo vira garrafa de bebida, faz gesto obsceno a bordo e perde emprego

Um membro da tripulação de cabine da Lauda Air (do grupo Ryanair) foi filmado bebendo uma garrafa de 187 ml de vinho rosé e uma dose dupla de uísque durante um voo em que estava trabalhando. O jovem de 26 anos ainda reprovou no teste do bafômetro quando o avião pousou no Reino Unido, proveniente da Polônia. Ele acabou preso pela polícia local por suspeita de realizar uma função de segurança da aviação alcoolizado.

Um vídeo do comissário de bordo ‘agarrando’ o álcool foi passado ao jornal The Sun por um passageiro que interagiu com o tripulante. O viajante disse ao jornal: “Não sei o que ele estava pensando. Eu pedi uma bebida e quando ele veio, ele me disse: ‘Shh, não conte a ninguém, mas eu também vou tomar”.

“Então ele começou a beber uma dose de uísque. Ele também tinha uma garrafa de 187 ml de rosé. Ele parecia bêbado e também dava impressão que estava bebendo há mais tempo do que apenas no voo“, disse o passageiro.

Segundo o The Sun, o teste do bafômetro indicou que o tripulante tinha 50 mg de álcool por 100 mililitros de ar. O limite legal para dirigir (no caso dos automóveis) no Reino Unido é de apenas 35mg por 100 mililitros de ar.

As regras de álcool para a tripulação podem variar, mas no seu país e em grande parte da Europa, os pilotos e a tripulação de cabine não podem beber álcool pelo menos oito horas antes de trabalharem em um voo. Mesmo assim, a tripulação deve garantir que o nível de álcool em seu sistema não exceda limites estritos. Em geral, os limites de álcool no sangue são mais baixos para a tripulação do que para a condução de um carro.

Um porta-voz de Lauda disse que o tripulante já havia sido demitido. “A Lauda Europe investigou uma violação individual da tripulação de cabine desta política estrita”, disse a companhia aérea em comunicado. “O membro da tripulação de cabine em questão não voa mais na Lauda Europe.”

O comissário de voo foi convocado a comparecer num tribunal em 8 de junho. Se for considerado culpado, ele pode enfrentar até a pena de prisão.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias