Comissários ameaçam o caos, após aérea dizer que vai cortar salários na Finlândia

Tripulantes da Finnair – Imagem: Finnair

Comissários de bordo da Finnair, maior companhia aérea da Finlândia, estão ameaçando uma paralisação após a empresa programar cortes salariais permanentes, que podem reduzir os ganhos dos tripulantes em 6%. A companhia aérea estipulou que isso geraria uma economia anual de 5,1 milhões de euros.

Em um comunicado enviado para a companhia aérea na última segunda-feira, 7 de fevereiro, o Sindicato local (AKT) deixou em aviso que a paralisação está programada para começar nesta semana, se nenhum acordo for feito.

“O AKT lamenta o incômodo para os passageiros. No entanto, os cortes nos salários e nas condições de trabalho exigidos pela Finnair são tão irracionais que não podem ser aceitos. Não temos escolha a não ser defender os membros por meio de uma luta trabalhista”, diz o presidente do sindicato, Ismo Kokko no comunicado.

A paralisação dos comissários de bordo coincidirá com as férias escolares em parte da Europa, o que prejudicaria as operações no aumento dos voos, causando transtornos aos passageiros.

Ainda segundo o comunicado, o sindicato diz entender que a pandemia atingiu bastante as companhias aéreas, mas os funcionários já fizeram sua parte. A companhia demitiu parte dos colaboradores devido ao impacto da Covid e outros foram desligados temporariamente.

Desde dezembro, o sindicato tem negociado com a companhia um novo acordo coletivo para os tripulantes, fechado neste mês sem muitas progressões.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias