Comissários da Emirates salvaram dois passageiros com parada cardíaca apenas em julho

Imagem: Emirates

A companha aérea emiradense Emirates celebrou a marca de 3 mil novos tripulantes de cabine treinados com habilidades de primeiros socorros, depois de se formarem com sucesso no rigoroso programa de treinamento da companhia aérea. A celebração marca o Dia Mundial de Primeiros Socorros, comemorado em 14 de setembro.

Como parte de uma grande campanha de recrutamento, neste ano a Emirates já contratou 3 mil novos funcionários que passaram por 8 semanas de intenso treinamento para se tornarem tripulantes da reconhecida companhia. O período de capacitação inclui uma infinidade de cursos de segurança e emergência, incluindo o treinamento de resposta médica.

Muitos passageiros ainda têm a percepção incorreta de que o comissário de voo é um agente de hospitalidade. Na verdade, ele está ali para gerenciar uma série de situações a bordo, e isso pode incluir salvar vidas. Usando uma combinação de aprendizado prático, presencial, em sala de aula e online, os novos recrutados aprendem lições valiosas que os preparam para salvar a vida de outras pessoas.

O que eles aprendem?

O treinamento médico é fornecido para a nova tripulação de cabine em todos os aspectos de primeiros socorros, incluindo lidar com uma vítima desmaiada, gerenciar asfixia, reconhecer e gerenciar dificuldades respiratórias como asma e hiperventilação, doenças súbitas como dor no peito, acidente vascular cerebral, baixo nível de açúcar no sangue, alergia reações adversas, trombose venosa profunda, barotrauma, doença descompressiva e uso indevido de substâncias.

Os novos recrutas são treinados nas habilidades de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), que salvam vidas, onde praticam em manequins de simulação de pacientes e como usar uma máquina de Desfibrilador Externo Automático (DEA) corretamente.

A tripulação também é ensinada a lidar com lesões como fraturas, queimaduras e amputações, bem como doenças transmissíveis e controle de infecções e higiene a bordo.

Usando um manequim médico especialmente projetado, a tripulação de cabine também aprende como dar suporte ao nascimento de um bebê a bordo, além de gerenciar a morte. Todo o treinamento é fornecido por instrutores certificados de primeiros socorros de aviação, nas instalações do Emirates Cabin Crew Training Center, em Dubai.

Imagem: Emirates

Eles realmente salvam vidas?

Somente em julho de 2022, a tripulação de cabine da Emirates salvou dois passageiros de parada cardíaca em dois voos diferentes. Um incidente potencialmente fatal, a parada cardíaca faz com que o coração pare de bater de repente. A falta de fluxo sanguíneo para o cérebro e outros órgãos pode fazer com que uma pessoa perca a consciência, fique incapacitada ou morra, se não for tratada imediatamente.

A tripulação de cabine da Emirates usou uma combinação de técnicas de RCP e um desfibrilador para salvar a vida de ambos os passageiros e mantê-los estáveis até que pudessem receber atendimento médico dos serviços de emergência em terra. Ambos os passageiros estão se recuperando bem, segundo a Emirates.

Que apoio existe para a tripulação de cabine?

Quando há um incidente médico a bordo, a tripulação de cabine é apoiada pela tripulação técnica (Comandante e Co-piloto) e uma equipe chamada Suporte Médico de Terra. O Ground Medical Support é uma equipe sediada na Emirates, que está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, por comunicação via satélite, para apoiar e aconselhar a tripulação em todo o mundo sobre incidentes médicos a bordo.

Do ponto de vista psicológico, os tripulantes de cabine também recebem treinamento para obter consentimento para assistir passageiros, mostrar empatia com os doentes e suas famílias, manter a calma, manter a vítima informada em todas as etapas e estar presente até que a situação melhore. Eles também aprendem como dar notícias difíceis quando necessário.

Após qualquer incidente, a tripulação de cabine também recebe apoio para sua própria saúde mental, por meio do Programa de Assistência ao Empregado da Emirates, o serviço de Suporte de Pares e o Sehaty – programa de bem-estar dos funcionários da Emirates.

O conhecimento e as habilidades da tripulação de cabine são testados todos os anos em um treinamento recorrente e todos são obrigados a concluir um curso online de 1,5 hora, sessão prática de 2 horas para RCP, DEA, sangramento grave e gerenciamento de alergia grave, com avaliações para cada módulo.

Informações da Emirates

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias