Comissários da Qantas estão tendo que dormir em ‘cabaninhas’ no meio do avião

Airbus A330 da Qantas Airways – Imagem: Bahnfrend, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

A companhia aérea australiana Qantas Airways foi acusada de fazer os comissários de bordo que trabalham em voos de longa distância dormirem em espécie de “cabaninhas” ao lado dos passageiros a bordo. A justificativa seria porque a empresa está operando com aeronaves que não possuem instalações especiais para a tripulação.

Em voos com duração superior a 12 horas, torna-se um requisito legal um período de descanso para os comissários de bordo, podendo ser realizado em uma instalação própria ou então em assento de classe executiva.

Mas, de acordo com imagens publicadas pelo Australian Aviation, o descanso de tripulação da Qantas estaria sendo realizado em assentos da classe econômica. As fotos revelam que ao menos 4 fileiras de poltronas estão sendo usadas para tal finalidade, sendo forradas com colchonetes e contando com panos presos sobre os encostos para haver alguma privacidade e evitar que a luz atrapalhe o momento de descanso.

Imagem via Australian Aviation

A instalação improvisada de descanso da tripulação está sendo usada atualmente em algumas aeronaves Airbus A330 da companhia, que fazem voos entre Brisbane, na Austrália, e Los Angeles, nos Estados Unidos. O tempo médio de voo nesta rota é de cerca de 12 horas e meia, mas com uma diferença de horário de 17 horas devido ao fuso horário.

Os reguladores deram permissão para a Qantas fazer com que os comissários de bordo descansem nos assentos da Classe Econômica, mas uma cortina de privacidade deveria ter sido instalada para bloquear a luz. Aparentemente, problemas na cadeia de suprimentos induzidos pela pandemia atrasaram a instalação da cortina de privacidade.

Os pilotos, por sua vez, podem usar uma instalação de descanso da tripulação dedicada, com assentos totalmente reclináveis, completamente separados da cabine de passageiros.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias