Comissários de aérea dos EUA culpam máscaras por confusões recentes com passageiros

Boeing 737-700
Imagem: Tomás Del Coro, CC BY-SA 2.0, via Flickr

O sindicato dos comissários de bordo da low-cost americana Southwest escreveu formalmente ao governo do presidente dos EUA Joe Biden, pedindo que o mandato federal de máscaras faciais seja rescindido. No documento, foi citado o aumento de ataques violentos a comissários de bordo e incidentes com passageiros, motivados pela obrigatoriedade da cobertura facial.

De acordo com o FlyerTalk, o sindicato enviou a carta ao presidente Joe Biden, bem como ao secretário do Departamento de Transportes, Pete Buttigieg, e ao administrador da FAA, Steve Dickson. A carta também chegou à mesa da Administração para a Segurança dos Transportes (TSA), agência governamental responsável por fazer cumprir o mandato federal.

Acredita-se que os comissários de bordo da Southwest sejam os primeiros a apoiar formal e publicamente a retitada da regra da máscara facial. Na carta, o grupo comenta sobre a possibilidade de suspender o mandato devido à diminuição de casos e hospitalizações por infeções da COVID-19.

O mandato federal de máscaras faciais entrou em vigor em 2 de fevereiro de 2021 e foi prorrogado várias vezes. Foi recentemente prorrogado por mais um mês e não deve expirar em 18 de abril.

O ex-presidente-executivo da Southwest Gary Kelly disse a um comitê do Senado em dezembro passado que as máscaras faciais “não acrescentam muito” à segurança dos passageiros. Os comentários foram vistos como um pedido de banimento da regra.

O mandato da máscara facial tem sido uma questão altamente controversa na Southwest, onde o sindicato dos comissários de bordo criticou os pilotos da companhia aérea por desrespeitar tais regras. Em um incidente que ganhou repercussão, um piloto da Southwest teria agredido uma comissária de bordo em uma disputa por máscaras faciais durante uma escala.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Aeroporto de Porto Velho terá exposição de famoso artista plástico a...

0
A proposta da exposição é oferecer aos passageiros e visitantes uma experiência única, impactando positivamente sua viagem.