Início Variedades

Comissários de bordo lutam para fechar a porta, enquanto se arriscam a cair do avião

Viajar de avião é sem dúvida um dos meios de transporte mais seguros e isso é confirmado pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), que, em 2018, relatou que mais de 4,3 mil milhões de pessoas viajaram com segurança em mais de 46 milhões de voos, com uma taxa de acidente de apenas um acidente fatal a cada 4,2 milhões de voos.

No entanto, incidentes e acidentes acontecem no solo, muitas vezes resultando em pessoas machucadas. Recentemente, um vídeo (abaixo) capturou esse risco. Nele, duas comissárias se esforçaram para fechar a porta de um Boeing 737 da empresa aérea Enter Air, que ainda estava estacionada no pátio de um aeroporto não identificado.

Apesar de parecer um ambiente controlado, outros casos similares, anteriormente reportados, resultaram em fraturas e lesões em profissionais que caíram do alto de aeronaves.

Como relata o site PYOK, que publicou o vídeo, a maioria das companhias aéreas proíbe seus comissários de bordo ou pessoal de terra de abrir ou fechar portas de cabine sem uma escada ou uma ponte de embarque presa à aeronave. No entanto, verificou-se neste caso que algumas companhias aéreas ainda estão abertas a esses riscos.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile