Comissários de bordo são demitidos após bate-papo de duas horas no Whatsapp

Foto de Anna Zvereva from Tallinn, Estonia, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

Uma ação judicial foi aberta no tribunal distrital de Nova Jersey por seis ex-comissários de bordo veteranos da United Airlines, que alegam ter sido demitidos como parte de um “expurgo” em favor de empregados mais jovens. Segundo os autos do processo, vistos pela equipe do site PYOK, os seis afirmam que a transportadora violou a Lei Federal de Discriminação por Idade no Emprego e a Lei de Discriminação.

De acordo com a acusação, os comissários veteranos dizem que foram demitidos após a United descobrir capturas de tela de uma conversa de duas horas no Whatsapp de 6 de março de 2021. O bate-papo ocorreu em um grupo restrito a 50 comissários baseados em Newark, no qual foi discutido o assunto de uma comissária de bordo que havia sido demitida por ter tirado fotos de colegas que violavam a política de máscara facial da United e postado em grupos do Facebook.

O processo alega que a United ignorou o sistema de “disciplina progressiva”, pois os membros mais jovens do grupo do Facebook “The Forgotten 5500” também fizeram comentários abusivos sobre os mais velhos sem medo de represália. Além disso, os advogados que representam os seis comissários de bordo afirmam que as defesa da United, dizendo que os comissários intimidaram e assediaram um tripulante mais novo são completamente falsas.

Eles argumentam que a empresa usou a idade dos queixosos como um fator motivador para poder demiti-los. A United não respondeu a um pedido de comentário sobre o caso do PYOK.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias