O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) solicitou ao MPT-SP (Ministério Público do Trabalho de São Paulo) uma audiência de mediação para tratar sobre o desvio de função dos comissários de voo da Azul Linhas Aéreas.
De acordo com relatos recebidos pelo sindicato, a empresa teria alterado o escopo das tarefas desempenhadas pelos comissários, atribuindo a eles as funções de auxílio na limpeza da aeronave, na acomodação de bagagens dos passageiros e na montagem do serviço de catering.
No ofício enviado ao MPT-SP, o SNA reforçou as atribuições dos comissários de voo, de informar procedimentos de segurança, de fornecer informações sobre os voos, servir refeições e bebidas, lidar com situações de emergência e garantir o conforto geral dos passageiros.
Além disso, segundo o SNA, a limpeza e manutenção das aeronaves deve devem ser realizadas entre os voos, pelas equipes de solo especializadas, as quais devem assegurar que o equipamento esteja em condições adequadas para a próxima operação.
Já a responsabilidade pela acomodação das bagagens é dos passageiros, conforme determina o RBAC 121.589 da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Desta forma, o SNA solicitou ao MPT-SP a mediação sobre o tema, para que a que a Azul reveja as orientações e cesse a prática do desvio de função dos comissários.