Comissários de voo da Emirates agora poderão fazer seus treinamentos de segurança no mundo virtual

Imagem: Divulgação – Emirates

A companhia aérea árabe Emirates informa está agora expandindo sua plataforma de treinamento virtual imersivo MIRA para a prioridade número um da companhia aérea – a segurança.

A equipe de comissários de voo da companhia, que conta com quase 23.000 membros e está crescendo rapidamente, responsável pela segurança de milhões de viajantes todos os anos, em breve poderá completar seu treinamento recorrente de SEP (Procedimentos de Segurança e Emergência) no MIRA.

O treinamento virtual autoguiado foi projetado para atender aos requisitos da autoridade de aviação civil dos Emirados Árabes Unidos, a GCAA, e de outros órgãos reguladores, mantendo a integridade e a qualidade dos programas de treinamento da Emirates.

A plataforma apresenta interiores de cabine fotorealistas, de alta fidelidade e totalmente modelados das aeronaves Airbus A380, Boeing 777 e Airbus A350, além de escorregadores de emergência, pista, pontes de embarque e diferentes vistas de água e terra. Será suportada por áudio e imagens hiper-realistas. Cenários multijogador, com avatares desempenhando o papel de membros da tripulação de apoio, garantirão que os procedimentos operacionais padrão sejam replicados com precisão.

Enquanto a equipe de cabine da Emirates é renomada por oferecer o serviço característico da companhia aérea, sua responsabilidade principal é garantir a segurança a bordo. O treinamento SEP no MIRA é projetado para complementar a metodologia atual e começará inicialmente com dois módulos – operações de portas de aeronaves e combate a incêndios, que são aspectos-chave da segurança a bordo.

Armar e desarmar portas pesadas de aeronaves requer habilidades práticas e experiência. Se abertas incorretamente, o escorregador de emergência pode inflar, potencialmente causando danos à aeronave e às pontes de embarque, ou levar a ferimentos. É por isso que a equipe de cabine deve completar o treinamento recorrente anual de SEP.

Em breve, a equipe de cabine da Emirates praticará exercícios de portas virtualmente para demonstrar e ser avaliada por sua competência em operações normais e de emergência de portas, e procedimentos operacionais padrão.

As habilidades de combate a incêndios também são fundamentais no arsenal de competências da equipe de cabine. O MIRA apresentará uma série de cenários para incêndios em fornos, compartimentos superiores e banheiros. A equipe de cabine demonstrará suas habilidades usando um extintor de incêndio totalmente modelado com efeitos visuais e sonoros de fumaça e chamas, bem como agentes extintores.

O comandante Bader Al Marzooqi, Vice-Presidente Sênior de Treinamento de Voo, disse:

“Na Emirates, estamos preparando nossa equipe para a próxima era de crescimento e expansão da companhia aérea, integrando as últimas inovações com nossa liderança, melhores práticas e excelência em treinamento.

Com nosso ambicioso plano de crescimento, de 315 aeronaves encomendadas e 30.000 membros da equipe de cabine até 2030, o treinamento SEP efetivo e eficiente é absolutamente necessário.

Com o MIRA, agora podemos rapidamente e significativamente ampliar nosso treinamento de equipe para atender às demandas do negócio. Esta é uma jogada ousada, corajosa e estratégica que moldou nosso ethos de treinamento para o futuro.”

Os módulos 3D com headsets de realidade virtual podem ser executados em três modos diferentes: Ensino, Prática e Avaliação. Cerca de 8-10 membros da equipe de cabine podem ser treinados e avaliados em seu próprio espaço de Realidade Virtual (RV) no mesmo cenário simultaneamente. Treinadores e facilitadores podem contar com uma variedade de métricas para ajustar os programas de treinamento.

Uma versão 2D, que pode ser acessada em todos os dispositivos móveis, laptops e desktops, significa que a equipe de cabine não precisará mais viajar para locais de treinamento com horários restritivos. Eles podem praticar e refrescar seus conhecimentos a qualquer hora, em qualquer lugar – seja relaxando em casa, em rota, ou até mesmo enquanto viajam para o trabalho. Não ter que construir e manter ainda mais instalações, interiores e equipamentos levará a economias significativas – tanto ecológicas quanto em custos.

A equipe de treinamento pode recriar situações complexas ou perigosas de qualquer intensidade em um ambiente seguro. Isso garantirá que a equipe possa praticar cenários de pior caso e cometer erros até que estejam totalmente competentes e confiantes em lidar com situações de emergência a bordo. O treinamento no MIRA também pode ajudar a acalmar os nervos da nova equipe de cabine, pois pode ser feito repetidamente, reforçando seus conhecimentos e compreensão de maneira envolvente.

Em 2023, o Grupo Emirates embarcou no MIRA, sua plataforma digital futurista e imersiva que é uma novidade na indústria da aviação. A plataforma está transformando as experiências dos funcionários do Grupo – particularmente para a equipe de cabine e novos contratados. Hubs virtuais 3D, treinamento virtual, ambientes gamificados, experiências simuladas e mais foram incorporados no MIRA.

Informações da Emirates

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias