Quem embarcou hoje, 15 de setembro, no voo da Lufthansa para o Rio de Janeiro, notou uma mudança no uniforme dos comissários e comissárias e por um motivo especial.
Como mostra a foto acima, a tripulação do Airbus A350 XWB de matrícula D-AIXP, que neste momento voa de Munique para o Rio de Janeiro, está com um uniforme diferente do habitual. O chamado dirndl (para mulheres) e lederhosen (para homens), são roupas clássicas da Baviera, região da Alemanha, que tem como capital a cidade de Munique, de onde partem os voos diários para a capital fluminense.
Este vestuário era usado por camponeses, mas se manteve na cultura local e são usados principalmente na Oktoberfest, a festa de outubro alemã, que é conhecida pelo grande consumo da cerveja, bebida tradicional da região.
Para celebrar o início da feira, os comissários do voo LH500 para o Rio colocaram esse uniforme especial, assim como o funcionários de solo no Aeroporto de Munique. A ideia, além de propagar a cultura da Baviera, é dar o clima do festival para os viajantes.
Este uniforme diferente será utilizado durante toda a duração do festival, que também contará com menu diferenciado no serviço de bordo, em especial na classe executiva, além de novas cervejas nos lounges de Munique.
O Aeroporto de Munique por sua vez informou que irá colocar vários quiosques com cerveja pelo terminal, que também receberá decoração especial. Esta Oktoberfest é especial também por sua a primeira pós-Pandemia, marcando a volta dos turistas estrangeiros para a Baviera.