Comissários de voo estão reclamando que pilotos não têm usado as máscaras nos EUA

Boeing 737 -700
Imagem: Southwest Airlines

O sindicato de comissários de bordo da Southwest Airlines apresentou uma queixa formal à administração da transportadora sobre os pilotos que desrespeitam as máscaras e exigiu que a companhia comece a tomar medidas disciplinares contra os infratores.

A disputa é um sinal da relação tensa entre comissários de bordo e pilotos da companhia aérea. Em outubro passado, um piloto da Southwest foi citado pela polícia depois de supostamente agredir uma comissária de bordo em uma disputa por máscaras faciais. Esse incidente levou a uma séria repreensão do executivo-chefe da Southwest, Gary Kelly, que alertou os funcionários de que o comportamento inaceitável não seria mais tolerado pela companhia aérea.

O sindicato que representa os comissários de bordo, escreveu recentemente aos chefes das companhias aéreas para reclamar dos pilotos que desrespeitam as máscaras. Os líderes do sindicato aprovaram um voto de desconfiança contra o presidente de operações de voo da Southwest, Bob Waltz, responsável pelos pilotos da companhia aérea sobre o assunto, de acordo com o Dallas Morning News.

Os pilotos estão isentos de usar uma máscara facial na cabine de voo, pois isso pode dificultar a comunicação e atrasar a colocação de uma máscara de oxigênio em caso de despressurização ou evento de fumaça, odor ou fumaça. Fora de lá, porém, os pilotos devem usar uma máscara como todos os outros. 

O sindicato dos pilotos da SWAPA respondeu ao voto de desconfiança alertando os pilotos para buscarem “testemunhas” quando “as condições exigirem uma discussão com outros funcionários ou clientes externos”. “Uma vez que a porta da aeronave for fechada, somos todos uma equipe e devemos continuar trabalhando como tal. Os pilotos devem sempre permanecer equilibrados”, observou o memorando da associação de pilotos.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Presentes do Papa são furtados em voo da Espanha para o...

0
O embaixador mexicano aproveita a oportunidade para lamentar o “triste papel do México diante do turismo que nos visita”.