Comissários de voo são pegos com 40 quilos de cebolas proibidas na bagagem

Produtos agrícolas que chegam de países estrangeiros podem representar um risco sanitário se não forem tratados adequadamente. Por conta disso, em todo o mundo existem regras que visam regular o fluxo de tais itens e evitar a disseminação de pragas na agricultura ou mesmo doenças entre a população. Nesse contexto, um grupo de dez tripulantes da aérea Philippine Airlines acabou sendo barrado no aeroporto.

Os tripulantes chegavam a Manila, capital das Filipinas, de um voo proveniente dos Emirados Árabes e da Arábia Saudita, levando consigo um total de 40 kg de cebolas, cuja origem era desconhecida das autoridades e, portanto, sua entrada no país era proibida.

Apesar das sanções para esse tipo de situação sejam leves na maior parte do mundo, chama a atenção o fato dos envolvidos serem comissários de voo, que conhecem bem as regras de importação. Como resultado imediato, os profissionais acabaram perdendo sua carga e passaram a figurar de uma investigação interna da empresa.

Falando ao Manilla Bulletin, a porta-voz da Philippine Airlines, Cielo Villaluna, condenou as ações da tripulação, observando que a companhia aérea já havia iniciado uma investigação: “A Philippine Airlines não tolera qualquer violação dos regulamentos alfandegários. Iremos impor as sanções disciplinares apropriadas sujeitas aos resultados das investigações. Estamos cooperando plenamente com as autoridades aduaneiras neste assunto. Reiteramos a todo o nosso pessoal a necessidade de cumprir rigorosamente os regulamentos alfandegários em todos os momentos.”

A imprensa local não explica o motivo pelo qual os tripulantes resolveram comprar cebola estrangeira. De toda forma, cita que nas Filipinas elas são parte da culinária tradicional e muito se aprecia tal ingrediente.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Avião Airbus A321neo A321LR TAP Air Portugal

Voos entre o Rio Grande do Norte e a Europa pela...

0
Em 2023, a empresa aérea portuguesa registrou um crescimento superior a 25% referente ao ano anterior no número de passageiros.