Início Variedades

Comissários de voo usam assentos de camping a bordo devido a espaço limitado em Airbus A320neo

Airbus A320neo – Imagem: Lufthansa

A Lufthansa, companhia aérea de bandeira da Alemanha, encontrou uma solução simples, embora intrigante, para um problema de design que deveria ter sido evidente desde o início, mas que, por algum motivo, não foi considerado.

Seguindo a tendência de um número crescente de companhias que operam o Airbus A320neo, a Lufthansa optou por instalar uma galley (cozinha) menor na parte traseira da aeronave, permitindo a inclusão de 12 assentos adicionais para passageiros.

Tradicionalmente, o Airbus A320 contava com uma galley traseira que ocupava toda a largura da fuselagem, logo atrás da segunda porta de emergência, além de dois lavatórios posicionados à frente dessas portas, um de cada lado da cabine.

No entanto, em 2013, a Airbus começou a desenvolver um novo conceito de cabine para a família A320, chamado Space-Flex. O projeto visava não apenas melhorar a experiência dos passageiros, com bagageiros superiores mais espaçosos e iluminação ambiente em LED, mas também permitir que as companhias aéreas acomodassem mais assentos a bordo.

@sophiajml The most random interactions are my favorite things about this job &lt3 #flightattendant #lufthansa #lufthansacityline #cabincrew #cabincrewlife #airbus #a320 #a320neo #munichairport ♬ Back on 74 – Stan :)

Uma das principais inovações foi a criação da galley Smart-Flex, combinada com os lavatórios Smart-Lav. Em vez de ocupar toda a largura da fuselagem na parte traseira da aeronave, a nova galley utiliza apenas metade do espaço, enquanto a outra metade é ocupada por dois lavatórios.

Com isso, os lavatórios que antes ficavam posicionados à frente da segunda porta de emergência foram removidos, abrindo espaço para mais uma ou duas fileiras de assentos, dependendo da configuração escolhida pelas companhias aéreas.

Inicialmente, o conceito foi adotado por companhias de baixo custo, como Wizz Air e EasyJet, mas logo despertou o interesse de operadoras tradicionais do A320. Atualmente, existem duas versões concorrentes do Space-Flex Smart-Lav, e a escolhida pela Lufthansa trouxe desafios inesperados.

O problema surge quando os passageiros utilizam os lavatórios, tornando impossível que os comissários se sentem, uma vez que o acesso aos banheiros fica completamente obstruído Além disso, não é possível simplesmente realocar os assentos retráteis dos comissários para o lado oposto, pois isso exigiria uma nova certificação da aeronave.

A solução adotada pela Lufthansa foi instalar assentos dobráveis do tipo camping, permitindo que os comissários se sentem durante voos de longa duração, mesmo no espaço restrito da galley. Contudo, essa alternativa também apresenta riscos, especialmente em caso de turbulência, já que os assentos não são fixos no chão e não possuem cintos de segurança.

Felizmente, segundo o portal alemão aeroTELEGRAPH, a Lufthansa planeja instalar um divisor reforçado de cabine nos modelos mais antigos do A320 que serão retrofitados com a nova galley compacta. Se a certificação for aprovada, os assentos retráteis dos comissários poderão ser realocados para o lado esquerdo da aeronave, permitindo que a tripulação se sente com segurança sem obstruir os lavatórios.

Ainda não está claro se a Lufthansa adotará a mesma solução nos A320neo que já possuem o galley Space-Flex, mas sindicatos de tripulantes estão pressionando a companhia para que faça esse investimento.

Leia mais:

Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.
Sair da versão mobile