Como a guerra na Ucrânia pode afetar dois aviões da Coreia do Norte

Foto de Vasiliy Koba, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia

Duas aeronaves Antonov An-148 da companhia aérea nacional da Coreia do Norte, a Air Koryo, podem estar com sua vida operacional comprometida, depois que a Ucrânia cortou todos os laços com os norte-coreanos, por conta de uma posição pró-Rússia.

Segundo informou o site NK News, especializado em notícias da Coreia do Norte, as relações com a Ucrânia foram afetadas depois que Pyongyang reconheceu a independência das duas regiões separatistas apoiadas e controladas pela Rússia no leste da Ucrânia – Donetsk e Luhansk – tornando-se o terceiro estado-membro da ONU a conceder-lhes reconhecimento, após a Rússia e Síria.

Com isso, a Ucrânia informou que não mais fornecerá treinamento, manutenção e peças sobressalentes para garantir a aeronavegabilidade das duas aeronaves Antonov, que são produzidas pela estatal ucraniana, e isso pode inviabilizar sua operação no longo prazo. Esses dois jatos regionais são as aeronaves mais modernas da Air Koryo, com apenas 8,5 anos de idade em média. 

Embora a Coreia do Norte esteja sujeita a amplas sanções internacionais relacionadas principalmente aos seus programas nucleares e de mísseis balísticos em andamento, em contraste com as sanções impostas à Rússia ou ao Irã, peças de aviação foram excluídas da proibição comercial.

Atualmente, não há outros locais no mundo autorizados a fornecer peças para o Antonov An-148, deixando os norte-coreanos totalmente dependentes da Ucrânia para esse fim. Essa situação também afeta as empresas aéreas russas que usam (ou usavam) o modelo, já que também não têm mais acesso a manutenção e peças, devido à guerra.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias