
O primeiro voo comercial a ser feito com o A321 XLR, a maior novidade da Airbus, poderá atrasar, segundo a companhia aérea que irá estrear o modelo.
A versão de ultra-longo alcance do A321neo tem sua estreia comercial internacional prevista para novembro, mas a Iberia, que irá estrear o modelo, já programava voos intra-europeus em outubro para treinamento e adaptação da tripulação com o novo modelo que terá um interior com classe executiva.
Um porta-voz da companhia aérea espanhola informou à Reuters que a entrega “foi atrasada por semanas e será feita ao longo de outubro”, sem dar uma data exata, mas podendo comprometer a estreia dos voos diretos de Madri para Boston e Washington em novembro, que é o mercado principal que o A321XLR deverá explorar: voos transatlânticos com demanda que não justifique um jato de dois corredores como o Airbus A330 ou o Boeing 787.
O A321XLR foi certificado em julho passado e tem sido o grande substituto do Boeing 757 para rotas transatlânticas, e inclusive deve voar para o nordeste brasileiro com a Iberia: