Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.
A Volga-Dnepr Airlines concluiu nessa semana a sexta temporada do seu programa para a Antártica. Como parte do projeto DROMLAN (Queen Maud Land Aviation Network), pilotos experientes da empresa russa realizaram cinco voos fretados a bordo do Il-76TD-90VD para o continente mais frio da Terra.
Todos os voos foram organizados em cooperação com a empresa sul-africana Antarctics Logistics Centre International (ALCI) e operados da Cidade do Cabo (África do Sul) para o campo de aviação localizado ao sul da estação Antártica de Novolazarevskaya.
Cobrindo uma distância de 4.200 quilômetros, as aeronaves da Volga-Dnepr ajudaram a entregar mais de 200 toneladas de carga geral necessária para o bom funcionamento das estações de pesquisa.
A experiência adquirida durante esse tempo e os procedimentos bem estabelecidos ajudaram os experientes pilotos do Volga-Dnepr a realizar com maestria a decolagem e aterrissagem a bordo do Il-76TD-90VD na pista de gelo azul, o que requer um certo nível de habilidade e competência.
Ekaterina Andreeva, Diretora Comercial da Volga-Dnepr Airlines, comentou: “Estamos orgulhosos de fazer parte do projeto DROMLAN, especialmente nesta temporada. Apesar dos tempos desafiadores e das restrições da COVID-19, pudemos apoiar estações de pesquisa e realizar um programa de voo para a Antártica.”
A Volga-Dnepr Airlines participa do programa desde 2015 e durante esse tempo realizou mais de 150 voos de e para a Antártica, entregando cerca de 1.700 toneladas de carga geral e especial.
A frota de aeronaves de carga IL-76TD-90VD modernizadas permite à empresa operar voos sem problemas para o continente mais frio. Capacidades técnicas em termos de autonomia de voo e carga, compartimento de carga selado, eficiência de combustível e motores ecologicamente corretos fazem do IL-76TD-90VD uma aeronave ideal para realizar tais voos, especialmente em condições climáticas adversas.
Nos últimos anos, a empresa vem realizando o drop of cargo (liberação da carga com a aeronave em voo) – método preferencial para entrega de determinados tipos de carga em outras estações na Antártica. No ano passado, especialistas do Volga-Dnepr organizaram e realizaram o primeiro voo pela Antártica a bordo do Il-76TD-90VD da África do Sul para o Chile.