Como funciona o primeiro banheiro de avião com porta ‘sem toque’ do mundo

Boeing 787-8 da ANA – Toshi Aoki – JP Spotters via Wikimedia Commons

A japonesa All Nippon Airways (ANA) acaba de instalar as primeiras portas de banheiro com abertura sem toque das mãos. O primeiro voo com o novo sistema aconteceu no sábado, 1º de maio, em um voo doméstico. A princípio, um total de 21 aeronaves receberão o mecanismo nas próximas semanas.

Embora ainda não se tenha total certeza sobre como a COVID-19 se espalha ao tocar em superfícies, a ANA decidiu avançar com seu design inovador de porta de banheiro em parceria com os especialistas em interiores da JAMCO.

As portas dos banheiros foram desenvolvidas em resposta à pandemia, à medida que empresas ao redor do mundo buscavam tecnologia “sem toque” em uma tentativa de eliminar vetores para a transmissão de patógenos. Entre aspas, porque, na verdade, ainda é necessário tocar a porta com o braço, mas obviamente, reduzindo o contato entendido como de maior risco.

Veja o vídeo abaixo com uma ilustração do funcionamento do novo sistema:

As portas serão instaladas em 11 aeronaves Boeing 787-8, dois Boeing 787-9 e oito Boeing 777-200. Elas podem ser abertas, trancadas e destrancadas com um cotovelo ou braço, embora o passageiro também possa usar as mãos para operar a porta, se desejar.

Para orientar os passageiros, a ANA afirma ter colocado sinalização perto do lavatório para ajudá-los sobre como operar o mecanismo.

A também japonesa JAMCO tem trabalhado em uma série de outras atualizações que vão, num futuro próximo, usar os banheiros das aeronaves sem tocar em nada (além das portas), incluindo assentos sanitários e tampas de lixo operados por pedal. A empresa também analisou a pulverização automática de desinfetante eletrostático que desinfetaria o banheiro entre os usos pelos passageiros.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias