Início Variedades

Como um avião Antonov An-124 foi salvo ao decolar uma hora antes da invasão russa na Ucrânia

Na manhã de 24 de fevereiro de 2022, a invasão russa em grande escala foi iniciada na Ucrânia. Um dos primeiros alvos foi o aeroporto de Gostomel que, nos dias seguintes, viu inúmeras batalhas. Nesse contexto, e apesar dos aviões destruídos, houve uma história de sorte para a Antonov Airlines.

Isso porque, uma hora antes do início dos confrontos, um avião superpesado An-124 Ruslan da companhia aérea, registrado como UR-82007, decolou de acordo com os planos comerciais definidos pouco antes e a uma hora da invasão russa.

A informação foi compartilhada na semana passada pelo piloto da empresa, Dmytro Antonov, em seu canal no Youtube (vídeo disponível abaixo), que contou que o avião foi salvo da morte ao voar com destino à ilha malaia de Penang, após a empresa receber um pedido de última hora para o transporte de uma carga pesada.

No vídeo, Dmytro também reforça a tese de que a então diretoria pró-Rússia da Antonov boicotou a chance de tirar e salvar mais aeronaves. Segundo ele, dias antes da invasão da Ucrânia, os parceiros da OTAN (a Antonov presta serviço de cargas pesadas para a organização) haviam sugerido realocar toda a frota para Leipzig, na Alemanha, o que acabou não ocorrendo.

Naquela época, a frota da Antonov Airlines compreendia sete An-124 Ruslans e um An-225 Mriya, que era o maior avião de transporte do mundo. Dois desses aviões estavam em Gostomel e sofreram graves danos. Com isso, restaram cinco An-124 Ruslans voando pelo mundo e o destino de outro An-124 permanece desconhecido.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.