Início Aeroportos Como um barco interrompeu as operações no Aeroporto Santos Dumont essa semana

Como um barco interrompeu as operações no Aeroporto Santos Dumont essa semana

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um fato inusitado aconteceu na última terça (20) no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, quando um barco acabou atrapalhando a operação das aeronaves.

Um barco pesqueiro navegava pela Baía de Guanabara, que envolve o aeroporto carioca, construído sobre uma área aterrada. Até aí, nada de mais e não passaria de mais um dia rotineiro no aeroporto, que está ao lado da Ponte Rio Niterói, da Balsa que leva até a cidade vizinha, assim como do Arsenal da Marinha.

Mas este barco não estava em deslocamento para algum píer ou para mar aberto, e sim pescando ativamente na cabeceira da pista. Apesar da poluição na baía, ainda é possível encontrar uma certa quantidade de peixes nos pontos marítimos mais próximos da Cidade Maravilhosa.

E foi exatamente isso o que causou problemas: ao realizar a pesca ao lado do aeroporto, e angariando vários peixes na rede, a pesca virou um alvo fácil para pássaros que estavam na região e vieram até ali para garantir seu alimento.

A movimentação de pássaros foi tão grande que eles começaram a entrar na trajetória de decolagem das aeronaves, motivo pelo qual a Infraero precisou acionar sua equipe para avisar o pesqueiro, pedindo que ele se afastasse da cabeceira 02R/02L, a fim de que os aviões pudessem decolar com segurança.

Só assim um avião da Azul, um Embraer E195 de matrícula PR-AYX e com pintura verde, ironicamente ilustrando uma campanha para sustentabilidade ambiental, conseguiu decolar. Segundo dados do RadarBox, a espera da aeronave foi tanta que ela atrasou sua chegada em Campinas em 25 minutos.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A