Início Empresas Aéreas

Companhia aérea cria rota para a Ucrânia em meio à guerra, mas ela não conta com aviões

Airbus A220-300 da airBaltic – Imagem: Javier Rodríguez / CC BY-SA 2.0, via Flickr

Através de um acordo de colaboração com UkrPoshta, o serviço postal oficial da Ucrânia, a airBaltic estabeleceu uma ponte logística multimodal entre Kiev e Riga, na Letônia, que permite a distribuição de correspondência. O correio é transportado para o Aeroporto de Riga por caminhão, onde é carregado em voos da airBaltic para mais de 70 destinos na Europa, Oriente Médio e Ásia Central.

Desde que o primeiro embarque foi feito em 12 de abril, mais de 7.000 malas postais de 50 toneladas de itens já foram transportados, conforme informa o site Aviacionline.

“Fazemos todo o possível para ajudar a nação ucraniana. Como resultado, uma linha regular de caminhões Kiev-Riga agora alimenta a rede de voos da airBaltic para os principais hubs europeus”, disse Martin Gauss, CEO da companhia aérea letã.

A airBaltic opera uma frota composta exclusivamente por aeronaves Airbus A220-300 (34 no total, com idade média de 2,8 anos), embora na semana passada tenha incorporado um Boeing 737-900 da Ukraine International Airlines em regime de wet lease, também como exemplo de suporte da Ucrânia.

Antes da invasão russa, a airBaltic operava quatorze voos semanais para a Ucrânia: dez entre Riga e Kiev; dois entre Riga e Odessa; e dois entre Vilnius e Kiev. Desde a invasão da Rússia, o espaço aéreo ucraniano segue fechado para voos comerciais.

Leia mais:

Sair da versão mobile