Início Empresas Aéreas

Companhia aérea de carga armazena um Boeing 767 recém entregue sem ao menos voar com ele

Imagem: Aloha Air Cargo

Numa reviravolta inesperada, a Northern Air Cargo (NAC) optou por armazenar dois Boeing 767F recentemente convertidos imediatamente após a entrega, em vez de colocá-los em serviço conforme o planejado.

Com sede em Anchorage, a Northern Air Cargo atende a comunidades no Alasca com aeronaves Boeing 767. No entanto, também opera aeronaves em nome de suas empresas irmãs, Aloha Air Cargo e Strat Air, sediadas em Miami. A companhia aérea estava programada para colocar dois cargueiros adicionais Boeing 767-300 convertidos em serviço para cada uma dessas companhias aéreas.

Segundo relatos do FreightWaves, a empresa controladora Saltchuk Resources comprou sete jatos de passageiros Boeing 767-300 usados em 2021/2022 e está convertendo-os em um local de conversão da Boeing em Cingapura. Outra subsidiária dentro do conglomerado, a NAS Aircraft Leasing Co., supervisiona essas operações.

Desenvolvimentos desfavoráveis no mercado de fretes aéreos

Em vez de entregar os dois mais recentes freteiros 767 convertidos para a Northern Air Cargo operar com a Aloha Air Cargo e a Strat Air após seu retorno de Cingapura, a NAS os estacionou imediatamente — um em janeiro e outro em abril. Esses jatos, que já exibem as pinturas da Strat e da Aloha, estão agora estacionados no Aeroporto de Roswell, no estado do Novo México.

Por volta de 2023 e 2024, o mercado global de fretes aéreos testemunhou aumento nos custos e mudanças na dinâmica de mercado, resultando em preços mais baixos e receitas de frete“, explicou um porta-voz da Saltchuk. Portanto, a introdução das duas aeronaves adicionais foi adiada.

Avaliados em cerca de US$ 60 milhões juntos

Espera-se que essas aeronaves sejam colocadas em serviço assim que outros jatos alugados forem devolvidos ao locador. Além disso, o momento exato depende das condições do mercado no Caribe, bem como na América Central e do Sul, onde a Strat Air opera, de acordo com o porta-voz.

Freight Waves não forneceu os registros das referidas aeronaves. No entanto, aeroTELEGRAPH conseguiu confirmar que o Boeing 767 levado para Roswell em abril é o N567NC, com quase 23 anos, ostentando a pintura da Strat Air. A outra aeronave provavelmente é o N564NC, com quase 24 anos, originalmente entregue como um jato de passageiros para a transportadora suíça Balair. De acordo com o portal de dados de aviação CH Aviation, ambas as aeronaves são avaliadas em aproximadamente US$ 30,1 milhões cada.

Leia mais:

Sair da versão mobile