Companhia aérea de grandes planos ganha banho de água fria da autoridade uruguaia

Imagem: ATR

Desde 2019, a empresa Aerovías Internacionales del Uruguay S.A. (Avinter) se arrasta no processo de certificação como empresa aérea, como acompanhamos aqui no AEROIN. No entanto, seu último intento falhou, já que a agência regulatória da aviação local (DINACIA) rejeitou a proposição da empresa, reportou o site suíço CH-Aviation.

O fato curioso é que a aérea muda de planos de maneira recorrente ao longo do tempo. Se no início, há dois anos, seu objetivo era operar com turboélices, nas publicações mais recentes, a empresa se mostrou mais ousada, vindo a divulgar imagens de um Boeing 787 e de um Airbus A320 com concepções gráficas da sua pintura, bem como planos de rotas ligando as cidades uruguaias de Montevidéu e Punta del Este a destinos domésticos no país e também internacionais no Brasil, Argentina, Colômbia e México.

Ainda assim, os planos para os turboélices estariam mantidos, e no começo de setembro a Avinter disse que já havia até assinado o acordo para a aquisição de dez aeronaves ATR-72-600, com chegada do primeiro ainda em 2021 e do último em 2023, na medida em que expandiria sua frota.

Acontece que a DINACIA, por sua vez, sinalizou que precisa de mais subsídios antes de aprovar o Certificado de Operador Aéreo (COA) da Avinter. Os detalhes sobre a recusa do regulador não foram divulgados publicamente, nem os próximos passos que seriam tomados pela empresa.

O Uruguai, há anos, tenta estabelecer uma aérea nacional sólida, mas tem falhado. A Pluna e a sua sucessora Alas Uruguay são os maiores exemplos, além da BQB, que foi posteriormente vendida para o grupo boliviano Amaszonas e também fechou as portas. Até a Azul chegou a tentar abrir uma empresa no país, mas desistiu dos planos poucos meses depois.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Avião em pouso por instrumentos voa na direção da torre de...

0
Um Boeing 737 da Southwest acabou arremetendo e passando muito perto da torre de controle do Aeroporto em Nova York.