Companhia aérea do Cazaquistão deixa de voar para a aliada Rússia, mas não porque quis

A companhia aérea nacional do Cazaquistão, Air Astana, anunciou na sexta-feira (11) a suspensão de voos para a Rússia. A decisão do país, aliado histórico da Rússia, teve que ser tomada por motivo de força maior, depois as empresas de seguro cortaram a cobertura para voos com destino à Federação Russa, em alinhamento às sanções ocidentais.

A companhia aérea também afirmou que os passageiros que já compraram passagens serão reembolsados ​​integralmente. 

“A Air Astana lamenta sinceramente informar que, devido à retirada da cobertura de seguro para voos comerciais de, para e sobre a Federação Russa, todos os voos para a Rússia estão suspensos com efeito imediato. A Air Astana está a trabalhar com o Governo numa solução para este problema de forma a poder restabelecer os voos o mais rapidamente possível”, anunciou a companhia aérea num comunicado de imprensa

A suspensão ocorre após o anúncio do governo do Reino Unido de que implementaria sanções bloqueando qualquer entidade russa de acessar os serviços de companhias de seguros e resseguros sediadas no Reino Unido. 

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias