Companhia aérea dos EUA recebe o primeiro MD-88F do mundo

Imagem ilustrativa de MD-83 convertido pela AEI

A USA Jet Airlines recebeu o primeiro MD-88F convertido do mundo em 8 de janeiro de 2022. Outros membros da família MD-80 já haviam sido convertidos antes, mas nunca um MD-88.

A primeira aeronave do modelo, que tem matrícula N833US (msn 53215), foi levada de Dothan para Detroit após a conversão pela Aeronautical Engineers Inc (AEI). Outras já estão sendo convertidas e, em breve, também serão transferidas até a base operacional da companhia.

No ano passado, a empresa aérea com sede em Michigan anunciou planos para adicionar três MD-88 convertidos, número que já foi aumentado para catorze em apresentações recentes. O objetivo da empresa é usar esses jatos para aproveitar o boom do comércio eletrônico. Os jatos terão entre 29 e 34 anos de idade.

A conversão do MD-88SF acrescenta posições de paletes adicionais e maior capacidade de carga útil e fornecerá à USA Jet Airlines capacidade de transportar contêineres/paletes de 12″x108″, P1 a P12. Uma grande porta de carga também será instalada nos jatos.

Atualmente, a USA Jet Airlines também opera três B727-200F, cinco DC-9 e dois MD-83SF. O esquema abaixo mostra o processo de conversão da aeronave da família MD de passageiro para carga.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias