Início Empresas Aéreas

Companhia aérea elege um dos seus comandantes como ‘O Rei da Quarentena’

Premiações por bom desempenho e eficiência são comuns nas empresas, onde algumas elegem até o “Funcionário do Mês” e colocam seu nome e foto num quadro para todos verem. No entanto, uma companhia aérea decidiu eleger o “Rei da Quarentena”.

Divulgação – China Southern

A premiação pode parecer irônica, já que quarentena significa menos dias trabalhados, o que não é muito interessante para a empresa, mas para a China Southern Airlines é algo a ser celebrado pela dedicação do comandante. Tudo começou quando a empresa chinesa divulgou que Ma Jian, um piloto de Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo, é o funcionário que ficou maior tempo de quarentena na companhia.

Segundo a China Southern foram ao todo 189 dias em quarentena, resultando em 4.536 horas sem sair de casa, isolado, mesmo que estivesse já vacinado e com teste negativo. O motivo para isso é que a China exige que qualquer tripulante, independente do resultado de teste ou status de vacinação, fique 14 dias de quarentena quando voltar ao país, mesmo que seja a trabalho.

A regra já passou por várias mudanças, menos e mais rígidas, que permitiram que Ma Jian trabalhasse apenas 75 dias no ano passado, voando apenas 505 horas, um número baixo considerando que o A380 faz, em sua maioria, voos de longo curso.

O título, então, acabou sendo dado mais pelo esforço do comandante, que mesmo após tanto tempo sozinho, longe de familiares e amigos, continuou firme com o seu compromisso de trabalho, de conectar pessoas e lugares.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile