Companhia aérea espanhola passará a permitir o pagamento de voos em 13 criptomoedas

As criptomoedas estão no noticiário dos últimos dias por conta das sucessivas quedas em sua cotação, mas elas ainda têm encontrado novos espaços no mercado. Esse é o caso da companhia aérea espanhola Vueling, que anunciou que passará a aceitar que passageiros paguem por voos com criptomoedas a partir de 2023.  A novidade é resultado de uma parceria com a norte-americana BitPay, empresa especializada em serviços de pagamentos por moedas digitais e a rede de pagamento Universal Air Travel Plan (UATP).

A low-cost do grupo IAG aceitará 13 das criptomoedas mais negociadas no mundo, incluindo o Bitcoin, como forma de pagamento alternativo. A Vueling será a primeira operadora de baixo custo na Europa a aceitar pagamentos em forma de moeda digital.

Jesús Monzó, Gerente de Estratégia de Distribuição e Alianças da Vueling disse, em comunicado à imprensa, esperar que, com essa iniciativa, a companhia reafirme sua posição como empresa digital. “Estamos muito satisfeitos por ter encontrado na BitPay o melhor parceiro para oferecer aos nossos clientes a possibilidade de realizar transações com criptomoedas com a maior segurança e fiabilidade.”

Já o vice-presidente de marketing da BitPay, Merrick Theobald, disse que a Vueling “reconhece o potencial das criptomoedas para transformar o setor aéreo, tornando os pagamentos mais rápidos, mais seguros e menos caros em escala global”.

No início deste ano, a Vueling também inaugurou atendimento no Metaverso. Especificamente, permitiu que os clientes visualizassem e reservassem suas viagens com a transportadora por meio de canais de distribuição na realidade virtual.

Tendência no setor

A empresa, no entanto, não é pioneira no assunto. O sistema de pagamento por moedas virtuais é visto como promissor no setor aéreo. Outras companhias europeias, incluindo airBaltic e LOT Polish Airlines, começaram a aceitar pagamentos de criptomoedas já em 2014.

A brasileira Amaro Aviation, empresa de aviação executiva que trabalha com compartilhamento de aeronaves e gestão de frota, anunciou em janeiro de 2021 a intenção de aceitar pagamentos nesse formato. A Emirates também já anunciou planos de aceitar Bitcoin como forma de pagamento.

O sistema, já aceito em alguns aeroportos como o de Brisbane, na Austrália e, até mesmo, o Aeroporto de Caracas, na Venezuela. No ano passado, o maior aeroporto da Venezuela – Aeroporto Internacional Simón Bolívar (mais conhecido como Maiquetía) – revelou intenções de aceitar ativos digitais como meio de liquidação. O diretor Freddy Borges argumentou que a iniciativa poderia impulsionar o setor de turismo doméstico no país.

Fabio Farias
Fabio Farias
Jornalista e curioso por natureza. Passou um terço da vida entre aeroportos e aviões. Segue a aviação e é seguido por ela.

Veja outras histórias