Companhia aérea espanhola varia sua frota e compra dez dirigíveis Airlander 10

Os sócios da empresa espanhola Air Nostrum anunciaram que agora estão ligados ao projeto de mobilidade sustentável Airlander 10, da empresa britânica Hybrid Air Vehicles (HAV), no âmbito de uma parceria inovadora que fará a companhia aérea ser a cliente lançadora do enorme dirigível ecológico.

Com esta iniciativa, os sócios da holding valenciana estão explorando diferentes soluções para melhorar a proteção ambiental, como neste caso, com o plano de introduzir o Airlander 10 em sua frota, além de oferecer novos produtos aos clientes de turismo. As empresas acreditam que, pela capacidade de decolar e pousar em pequenos espaços, o Airlander 10 pode ser uma excelente alternativa de mobilidade para o transporte aéreo em cidades que não possuem instalações aeroportuárias e em ilhas.

10 aeronaves

A intenção é que a primeira aeronave possa entrar em operação, após ter obtido a sua certificação, em 2026, e depois continuar a receber novas unidades de forma escalonada durante os cinco anos seguintes. Os parceiros da Air Nostrum propõem uma operação com este meio de transporte através de um leasing operacional de até 10 aeronaves.

Este novo projeto busca ser altamente sustentável graças ao fato de seu consumo de combustível ser muito inferior ao de outros meios alternativos, o que significa uma redução nas emissões de CO2 de até 90% no projeto inicial e até atingir zero emissões em 2030. além disso, está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU em termos de produção, consumo e ação climática responsáveis.

Carlos Bertomeu, presidente da Air Nostrum, explica: “Exploramos todas as formas que nos são apresentadas para reduzir a pegada de carbono. É algo que fazemos há muitos anos. O Airlander 10 reduzirá drasticamente as emissões e é por isso que chegamos a esse acordo com a HAV. A sustentabilidade, felizmente para todos, já é um fato inalienável no dia-a-dia da aviação comercial e acordos como este são uma forma eficaz de atingir os objetivos de descarbonização estabelecidos na iniciativa ‘Fit for 55′”.

Características do Airlander 10

O Airlander 10 não precisa usar motores potentes para seus movimentos, pois usa hélio para sustentação. Estima-se que a economia de combustível pode chegar a 90% em relação às aeronaves convencionais.

O Airlander 10 terá a mesma certificação das aeronaves comerciais junto aos órgãos reguladores de todo o mundo, e estará pronto para operação a partir de 2026. Por necessitar de menor velocidade de manobra e levando em conta seu casco preenchido com hélio (gás não inflamável) pode decolar e pousar em diferentes lugares sem a necessidade de uma pista

A velocidade que o dirigível pode atingir chega a 130 quilômetros por hora, com alcance de voo que chega a 3.700 quilômetros. Essas características tornam a aeronave uma ferramenta interessante para cobrir muitas das rotas de turismo mais importantes em todo o território espanhol.

A configuração inicial do Airlander 10 é para cerca de uma centena de passageiros que seriam acomodados em uma cabine espaçosa que não precisa ser pressurizada, pois voa muito mais baixo que os aviões.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Dois aviões Boeing da Emirates e Ethiopian supostamente entraram em rota...

0
Um incidente aéreo ocorreu na noite de domingo, 24 de março, por volta das 00h43 do horário local da África Oriental, quando uma aeronave