“Companhia aérea fantasma” tem atividades definitivamente encerradas após 10 anos sem voos

Foto: Shafaqna News Agency

Uma história de mais de dez anos chegou ao fim. O Ministério dos Assuntos Econômicos do Azerbaijão publicou uma notícia no Diário Oficial anunciando a liquidação formal da Turan Air. A transportadora aérea foi fundada em 1994 como a primeira companhia aérea privada do país.

A Turan Air começou a operar em 1994 com aeronaves Tupolev Tu-154B e Tu-154M de três motores. Por um curto período, também houve um único Boeing 727-200 na frota. Os voos eram oferecidos principalmente para países vizinhos, com a Rússia formando um ponto focal na rede de rotas. Em 1997, a Azerbaijan Airlines comprou uma participação da Turan Air e continuou a operar até 13 de dezembro de 2013.

Entretanto, desde a suspensão das operações de voo em 2013, a Turan Air foi definhada como uma “companhia aérea fantasma” e agora, depois de mais de uma década, foi requerida a liquidação oficial.

Conforme relata a mídia local, o anúncio feito pelo Ministério dos Assuntos Econômicos abre a possibilidade de os credores apresentarem quaisquer reclamações ao liquidatário nomeado dentro de um prazo de dois meses.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Projeto de ampliação do Aeroporto de Correia Pinto (SC) é apresentado...

0
O engenheiro apresentou aos empresários o projeto de modernização e ampliação do Aeroporto Regional da Serra Catarinense, em Correia Pinto.