Companhia aérea Gol recorre a astróloga para atrair mais passageiros

Como parte de um esforço de marketing, a Gol Linhas Aéreas está apostando na contratação da astróloga Vivian Lustig para aumentar seu engajamento nas redes e atrair mais viajantes. A notícia, compartilhada pela empresa em seu perfil no Instagram, diz que mensalmente os viajantes receberão dicas de viagem baseadas nos astros.

“Para você que, como eu, adora astros e viagens, eu sou a Vivian Lustig, astróloga oficial da Gol. Estou aqui para te trazer uma novidade: a previsão dos astros para sua próxima viagem. E não é feitiçaria, são férias mesmo”, diz a astróloga num vídeo de apresentação. “Mensalmente, eu estarei aqui trazendo para vocês as dicas dos destinos do mês em oferta, para aquele signo regente”.

O reforço chega num momento em que a Gol vê suas principais concorrentes se saindo melhor em participação de mercado – embora todas estejam próximas, segundo o indicador de junho – e de pontualidade.

Embora a divisão quase que igualitária de mercado, a Gol só perde para a Latam em quantidade de reclamações de clientes, mas seu índice de satisfação é o pior entre as três, como mostra o indicador mais recente da ANAC. Se os astros puderem ajudar, certamente o reforço será bem-vindo para a companhia de cor laranja.

Polêmica com tripulantes

Além dos desafios no relacionamento com o mercado, a Gol precisa também solucionar um “embate” com seus tripulantes. Nos últimos dias, a empresa aérea e seus aeronautas – comissários de voo e pilotos – têm encontrado dificuldades para chegar a um acordo de reajuste salarial, ao ponto de vídeos circularem em grupos de Whatsapp de profissionais, demonstram repúdio à postura da empresa.

Segundo o SNA, a Gol não fez nenhuma proposta referente à parte indenizatória e, para o reajuste, propôs um conceito de compensação salarial, onde haveria redução do salário para converter essa diferença em diárias por 4 meses. Segundo a empresa isso traria um aumento líquido para o tripulante na faixa do solicitado como reajuste.

O SNA disse que rebateu a essa proposta e reforçou que não aceita qualquer possibilidade de redução salarial. Uma nova reunião está agendada para próxima terça-feira (26), onde a empresa trará uma nova proposta.

Numa reunião anterior, a companhia sinalizou que ainda tinha excedente de pessoas em seu quadro de aeronautas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias