Companhia aérea impõe multa a passageiros que chegam tarde para o voo

Divulgação – Ryanair

A companhia aérea de baixo custo Ryanair, famosa por impor taxas aparentemente arbitrárias, implementou uma nova política que penaliza passageiros que chegarem tarde demais para os voos.

De acordo com informações divulgadas pelo Daily Star, a Ryanair agora quer cobrar uma multa de $128 por passageiro se eles chegarem ao aeroporto menos de 40 minutos antes da partida do voo. Nesse tempo, o check-in já estará fechado e o embarque estará em andamento, mas a multa seria cobrada do passageiro para qualquer ação que ele deseje tomar.

Por exemplo, a taxa de atraso se aplicará caso os passageiros tentarem reservar o próximo voo disponível após perderem o original. O regulamento afirma: “[A multa] também se aplica a clientes que chegarem ao balcão de check-in até uma hora após a partida do voo para se transferirem para o próximo voo disponível.”

A nova regra está em linha com as penalidades anteriores da Ryanair, que incluíam uma famosa taxa para viajantes que fazem o check-in no aeroporto em vez de online. O regulamento revisado especifica: “Se você não fizer o check-in online até duas horas antes do horário programado de partida, poderá fazer o check-in no aeroporto até 40 minutos antes da partida, mas será cobrada uma taxa de check-in no aeroporto.”

Para evitar incorrer nessa multa, a Ryanair aconselha os passageiros a fazerem o check-in online e chegarem ao aeroporto com antecedência. Os passageiros também devem verificar os detalhes da reserva e as regras estabelecidas pela companhia aérea, que é conhecida por cobrar taxas que parecem excessivas, como a multa de $60 para um viajante cujo bagageiro tinha uma roda fora do tamanho permitido.

Apesar da ameaça de penalidades monetárias, o “tempo certo” para chegar ao aeroporto continua a ser um ponto de discórdia entre os passageiros. Enquanto alguns preferem chegar até quatro horas antes, outros arriscam apenas 15 minutos para passar pela segurança.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Jumbo Jet da National esteve no Aeroporto do Galeão nessa semana...

0
O Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, voltou a ter um Boeing 747 da National Airlines em seu pátio nessa semana.