A subsidiária low-cost da Iberia, LEVEL Europe, que também é parte do grupo IAG, entrou com pedido de falência nesta quinta-feira (18) na Europa, devido à crise do coronavírus.
A empresa é uma subsidiária da IAG, grupo liderado por British Airways e Iberia. Porém, a LEVEL respondia diretamente para esta última, e também tinha sua operação baseada na Espanha.
A LEVEL foi uma resposta da Iberia a empresas de baixo-custo (low-cost) em voos longos, principalmente a Norwegian Air, que estabeleceu uma base em Barcelona para voos intercontinentais. A subsidiária era mais conhecida pelos seus grandes jatos Airbus A330 e voos para as Américas, em destinos como Buenos Aires e Santiago do Chile.
No entanto, no início, a empresa começou com voos intra-europeus, registrada como LEVEL Europe com bases em Amsterdã e Viena. A empresa contava com seis aviões Airbus A320 e A321, todos com registro austríaco.
Sua operação era dividida, então, entre LEVEL Europe e LEVEL (internacional), sendo que a primeira será fechada maneira definitiva, ressaltando que esta decisão não irá afetar a LEVEL de Barcelona, que faz os voos intercontinentais com o Airbus A330.
A LEVEL Europe é a primeira “grande” subsidiária de um conglomerado europeu a pedir falência. Outra empresa de destaque que fechou as portas recentemente foi a Norwegian na Dinamarca e Suécia.