Companhia aérea mais antiga do país, Voepass completa 26 anos

A Voepass Linhas Aéreas celebra mais um aniversário e chega aos 26 anos de idade. O feito foi celebrado nas redes sociais da empresa e de parceiros. A empresa aérea é a mais antiga em operação no Brasil hoje.

Um pouco de história

Tudo começou em 3 de julho de 1995 na cidade de Ribeirão Preto, quando a tradicional Viação Passaredo criou seu braço aéreo regional operando um punhado de aviões Embraer 120 Brasília.

Alguns anos depois, logo após a implantação do Plano Real, um acordo com operadoras turísticas resultou em dois Airbus A310 pintados nas cores da empresa para fazer voos fretados ao Nordeste e Caribe. A aventura conjunta durou poucos anos, até que a crise do dólar e do petróleo a tornasse inviável.

Em 2002, as coisas não estavam bem e as atividades foram paralisadas, mas voltaram em 2004 com cara e abordagem novos, já independente da Viação Passaredo. Uma aeronave Embraer 120 era usada em voos regionais.

O período de maior crescimento da história da empresa viria mais adiante, em 2008, quando mais Brasílias chegaram, junto com os jatos Embraer 145 e 135. Foi uma época dourada do ponto de vista operacional quando 17 jatos Embraer chegaram a operar na frota. Por outro lado, do ponto de vista financeiro, algo não ia bem e a Passaredo acabou por recorrer ao Tribunal de Recuperação e Reorganização Comercial de Ribeirão Preto em 19 de outubro de 2012, para o início de um processo de “recuperação judicial”.

Com isso, foram embora os jatos e a empresa buscou por novas parcerias com as grandes empresas aéreas nacionais, começando a incorporar aeronaves ATR e atuar como feeder line das parceiras. Em 2017, a justiça determinou que a recuperação judicial estava resolvida.

Em 2019, a companhia aérea comprou a MAP Linhas Aéreas e criou a Voepass Linhas Aéreas. Por quase dois anos, as empresas operaram uma frota conjunta de cerca de 16 ATR-42/72.

Após passar por meses parada em razão da pandemia, a Voepass voltou a operar em suas tradicionais rotas regionais no sudeste, norte e nordeste do país. Em 8 de junho de 2021, a Voepass anunciou a venda da MAP para a GOL, e informou que segue operando sua malha regional atual, bem como assumirá voos e frota da MAP no norte do país.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Deputado apresenta outro projeto para permitir cabotagem na Amazônia Legal sem...

0
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); O deputado federal Maurício Carvalho (União/RO) apresentou, na quarta-feira (27), um PL (Projeto de Lei)...