Início Empresas Aéreas

Companhia aérea obtém ‘benção’ do Talibã para voltar a voar do Afeganistão para a Rússia

Os voos entre o Afeganistão e a Rússia devem ser retomados muito em breve, após o aval de Moscou e a disposição do Talibã em permitir que a empresa local opere a rota.

Airbus A310 da Ariana © Sergey Kustov

Os dois países eram conectados regularmente com voos da empresa estatal Ariana Afghan Airlines até que o Talibã voltou a avançar no país com a saída das tropas da coalizão ocidental (ISAF). Com isso, os voos para a Rússia e outros destinos foram suspensos até que a situação no país se estabilizasse. Mais tarde, com o aumento de casos de Covid, os bloqueios se acentuaram.

Enquanto isso, a aviação afegã mudou. Nos últimos tempos, ela tem apresentado várias restrições impostas pelo Talibã, incluindo o controle artificial de preços e discriminação para mulheres voarem, então, a empresa que retomará voos para a Federação Russa é bastante diferente daquela que voou no passado.

Agora, os russos resolveram liberar os voos oriundos de países chamados “amigos” após a assinatura de um decreto na segunda-feira (4). A liberação aconteceu por conta da queda na disseminação da Covid, embora o Afeganistão tenha se beneficiado duplamente, já que passou a constar da lista de países liberados a ter voos novamente.

Com isso, a Ariana Afghan Airlines já está preparando para voltar a voar para a Rússia. Segundo a agência estatal russa Ria Novosti, fontes na aérea de bandeira e estatal do Afeganistão informaram que a empresa já está alinhada ao governo local do Talibã e que irá voar para a Rússia num futuro próximo, sem detalhar quando seria.

O Afeganistão, por estar sob controle do Talibã, é um país que empresas russas também podem voar sem ter o risco de terem suas aeronaves apreendidas por empresas ocidentais.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A
Sair da versão mobile