Companhia aérea questionada após seu site sugerir que apenas homens podem ser médicos

A320neo
A320neo da British Airways – Imagem: British Airways

A empresa aérea britânica British Airways está em destaque nos tabloides britânicos, depois que uma passageira publicou nas redes sociais uma foto do site da companhia, junto com a informação de que não conseguiu concluir uma reserva porque o sistema a impedia de selecionar as opções “Dr.” no campo de título e “mulher” no de gênero. Numa mensagem automática, o site dizia que o título não correspondia ao seu gênero.

A questão foi compartilhada pela Dra. Jewel Kling, uma médica do Arizona, que foi impedida de adicionar seu título a uma nova reserva porque ele não estaria em concordância com o gênero escolhido por ela.

“Aparentemente, “Dr” e “Woman” não combinam na British Airways”, escreveu Kling, terapeuta de menopausa e professora de medicina na Arizona Mayo Clinic, no Twitter. “Aguardando a resposta deles”, continuou seu tuite, disponível abaixo.

A British Airways disse que estava “investigando urgentemente” um “problema técnico”

Outros usuários das redes sociais apontaram que a British Airways estava ciente de problemas com seu sistema de reservas desde 2019, quando os passageiros começaram a solicitar títulos não específicos de gênero, como ‘Mx’.

A British Airways oferece atualmente 19 títulos para os clientes escolherem, incluindo Baron, Viscount e Sir. A companhia aérea ainda não alterou seu sistema de reservas para permitir que os clientes escolham um título não específico de gênero.

A bordo dos voos da BA, no entanto, a companhia aérea parou de usar saudações específicas de gênero como “senhoras e senhores” e, em vez disso, a tripulação e os comissários de bordo são convidados a cumprimentar os clientes dizendo “olá a todos”. Anúncios e títulos específicos de gênero podem causar problemas para pessoas que se identificam como não-binárias.

A ONG Stonewall descreve o termo não-binário como alguém que sente “que sua identidade de gênero e experiência de gênero envolve ser homem e mulher, ou que é fluido, intermediário ou completamente fora do binário”. A Stonewall sugere que, ao se dirigir a um grupo, indivíduos e empresas usem alternativas ao binário “senhoras e senhores” como “pessoal”, “amigos” ou “todos”.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Fabricante da aeronave Midnight tem sucesso no desafiador teste de queda...

0
Este teste é reconhecido na indústria da aviação elétrica como uma das barreiras mais desafiadoras à certificação, pois é projetado para